Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22392
Tipo de Documento: Monografia
Título: Entre a arte e a realidade, ensino da dança e seus desafios na educação pública: uma experiência no Centro de Excelência Barão de Mauá pelo programa residência pedagógica da Universidade Federal de Sergipe
Autor(es): Oliveira, Vitor Emanuel da Câmara
Data do documento: 8-Abr-2025
Orientador: Moura, Lino Daniel Evangelista
Resumo: A seguinte pesquisa visa descrever e estimular a mudança das relações político-sociais em relação à dança na escola inserida na grade curricular do ensino fundamental e médio na disciplina de artes. Mostrando as dificuldades e adaptações de um processo que inicia em seu planejamento, partindo para uma prática que se encontra com o imprevisto e o improviso. Montando uma percepção dos pontos de vista de alunos e professores, assim como dos bolsistas residentes que participaram do projeto de Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe. A observação e sensibilidade sobre a desenvoltura e adaptação de cada aluno para com as aulas também fazem parte do intuito da pesquisa, mostrando então a necessidade da experiência prévia de cada profissional do ensino para direcionar aulas e adaptá-las quando necessário, visando os desafios do ensino público das escolas brasileiras e, em específico, do Centro de Excelência Barão de Mauá em Aracaju, Sergipe. Sendo utilizado como metodologia para as aulas a ênfase da consciência corporal, pensamento crítico, introdução às manifestações culturais de Sergipe, trazendo as experiências individuais de cada um, construímos um ambiente acolhedor onde as alunas puderam de forma ampla falar suas ideias, propostas, sugestões de temas e músicas para trabalhar, assim a aprendizagem parte do princípio que ensinar também é aprender e enquanto professores compartilhamos conhecimento e somos receptores dele.
Abstract: This research aims to describe and encourage the transformation of political-social relations concerning dance in schools, where it is included in the curriculum of elementary and high school within the arts subject. It highlights the difficulties and adaptations of a process that begins with planning and moves into a practice often marked by unpredictability and improvisation. The study presents perspectives from students, teachers, and the scholarship holders who participated in the Pedagogical Residency project of the Dance Teaching Degree Program at the Federal University of Sergipe. Observation and sensitivity to each student's development and adaptation during classes are also part of the research's intent, demonstrating the need for prior experience from each education professional in order to guide and adapt lessons when necessary, especially considering the challenges of public education in Brazilian schools, with specific focus on the Barão de Mauá Center of Excellence in Aracaju, Sergipe. The methodology used in classes emphasized body awareness, critical thinking, and the introduction of Sergipe’s cultural manifestations. By bringing individual experiences into the classroom, we built a welcoming environment where students could freely express their ideas and suggest themes and music to work with. Thus, learning stems from the principle that teaching is also learning, and as teachers, we share knowledge while also being its recipients.
Palavras-chave: Dança
Arte
Ensino
Educação
Professores de arte
Dance
Arts
Pedagogical Residency
Teaching
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencial
Citação: OLIVEIRA, Vitor Emanuel da Câmara. Entre a arte e a realidade, ensino da dança e seus desafios na educação pública: uma experiência no Centro de Excelência Barão de Mauá pelo programa residência pedagógica da Universidade Federal de Sergipe. 2025. 32 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22392
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vitor_Emanuel_Câmara_Oliveira.pdf2,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.