Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22405
Tipo de Documento: Monografia
Título: A literatura infantojuvenil na formação de leitores : a contribuição da obra de Monteiro Lobato
Autor(es): Santos, Mayane de Souza
Data do documento: 11-Abr-2025
Orientador: Silva, João Paulo Santos
Resumo: Considerando a necessidade de despertar o gosto pela leitura desde os primeiros anos escolares e o papel da literatura infantil na formação de leitores críticos, objetiva-se investigar a importância da literatura na infância, com foco na contribuição das obras de Monteiro Lobato. Para tanto, procede-se à realização de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, fundamentada em autores que discutem a literatura infantil e sua relação com o desenvolvimento intelectual, afetivo e social das crianças. Desse modo, observa-se que as obras de Monteiro Lobato, especialmente a série Sítio do Picapau Amarelo, são significativas no estímulo à leitura, por aliarem fantasia e realidade, promovendo reflexões e o pensamento crítico desde cedo. As personagens carismáticas e as narrativas envolventes contribuem para a construção de sentido, ampliação da imaginação e desenvolvimento da linguagem, sobretudo quando a leitura é mediada de forma afetiva e intencional pelo professor. O que permite concluir que a literatura infantil, quando bem utilizada, transforma-se em uma experiência educativa poderosa, capaz de formar leitores sensíveis, criativos e participativos. A obra de Monteiro Lobato permanece relevante por proporcionar não apenas entretenimento, mas também aprendizado e consciência social.
Abstract: Considering the need to foster a love for reading from the early school years and the role of children’s literature in forming critical readers, this study aims to investigate the importance of literature in childhood, focusing on the contribution of Monteiro Lobato’s works. To this end, a qualitative, bibliographic research is conducted, based on authors who discuss children’s literature and its relationship with children’s intellectual, emotional, and social development. In this way, it is observed that Monteiro Lobato’s works, especially the “Sítio do Picapau Amarelo” series, play a significant role in stimulating reading by blending fantasy and reality, thereby promoting reflection and critical thinking from an early age. The charismatic characters and engaging narratives contribute to constructing meaning, expanding imagination, and developing language, especially when reading is facilitated in an affectionate and intentional way by the teacher. This leads to the conclusion that children’s literature, when well-utilized, becomes a powerful educational experience, capable of forming sensitive, creative, and participatory readers. Monteiro Lobato’s work remains relevant as it provides not only entertainment but also learning and social awareness.
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Monteiro Lobato
Formação de leitores
Leitura crítica
Educação
Children’s and youth literature
Monteiro Lobato
Reader development
Critical reading
Education
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citação: SANTOS, Mayane de Souza. A literatura infantojuvenil na formação de leitores: a contribuição da obra de Monteiro Lobato. 2025. 26 f. TCC (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22405
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mayane_Souza_Santos.pdf677,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.