Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22422
Tipo de Documento: Artigo
Título: Leitura e produção de textos multimodais: análise descritiva de uma prática durante o ensino remoto emergencial na UFS
Título(s) alternativo(s): Reading and multimodal texts production: descriptive analysis of a practice during the emergency remote teaching at UFS (Federal University of Sergipe)
Autor(es): Leal, Vanesca Carvalho
Menezes, Talita Santos
Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Data do documento: Dez-2022
Resumo: Este artigo resulta de uma experiência prática de Tirocínio Docente realizado na Universidade Federal de Sergipe, na disciplina de Português Instrumental, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O objetivo é apresentar uma análise descritiva de estratégias de leitura e de escrita de texto multimodal, por meio do gênero infográfico, no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Essa proposta se justifica, pois, apesar de haver trabalhos acadêmicos que apontem alternativas didáticas para a recepção e produção de textos multimodais no contexto pandêmico de ensino, ainda podem ser considerados incipientes, principalmente em se tratando da articulação ao uso de novas metodologias e/ou tecnologias. Esse estudo apresenta uma possibilidade prática que visa a promover discussões quanto à leitura, à produção e ao uso de novas tecnologias em contexto remoto. Para tanto, descrevem-se fragmentos do plano de trabalho apresentado e desenvolvido na disciplina, além de uma análise descritiva do produto que incorpora leitura e escrita multimodal. Assim, o corpus de análise engloba vinte infográficos estáticos produzidos pelos/as estudantes ao final do ciclo, conforme a proposta de método apresentada por Leal (2021). A autora salienta, por meio de quadros com pistas de produção verbal e de produção visual, as características técnicas composicionais do gênero multimodal infográfico. Os resultados indiciam que as ações didáticas realizadas com auxílio de ferramentas digitais em contexto remoto podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem das atividades de leitura e escrita de um gênero multimodal (infográfico), uma vez que os participantes aplicaram os conhecimentos adquiridos no produto final.
Abstract: This article is the result of a practical experience of teaching practice conducted at the Universidade Federal de Sergipe (UFS), on the subject of Instrumental Portuguese Language, during Emergency Remote Teaching (ERE). Our goal is to present a descriptive analysis of reading and writing strategies of multimodal text, through the infographic genre in the context of Emergency Remote Teaching. This proposal is justified because, although there are academic works that point to didactic alternatives for the reception and production of multimodal texts in the pandemic context of teaching, they can still be considered incipient, especially for articulation the use of new methodologies and/or new technologies. This study presents a practical possibility which aims to promote discussions about reading, production and use of new technologies in a remote context. For this purpose, fragments of the work plan presented and developed in the course are described, in addition to a descriptive analysis of the product that incorporates multimodal reading, and writing. Thus, the corpus of analysis includes twenty static infographics produced by students at the end of the cycle, according to the method proposal presented by Leal (2021). The author emphasizes, through pictures with clues of verbal and visual production, the compositional technical characteristics of the multimodal infographic genre. The results indicate that the didactic actions carried out with the help of digital tools in a remote context can contribute to the teaching and learning process of reading and writing activities of a multimodal genre (infographic), since the participants applied the knowledge gained in the end product.
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial
Multimodalidade
Infográfico
Leitura
Escrita
Emergency remote teaching
Multimodality
Infographic
Reading
Writing
ISSN: 2317-2320
Parte de : Lingu@ Nostr@ - Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística
Idioma: por
Instituição/Editora: Edições UESB
Citação: LEAL, V. C.; MENEZES, T. S.; AZEVEDO, I. C. M. Leitura e produção de textos multimodais: análise descritiva de uma prática durante o ensino remoto emergencial na UFS. Lingu@ Nostr@ - Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística, Vitória da Conquista, v. 10, n. 2, p. 234-257, nov./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/lnostra/article/view/13030. Acesso em: 6 jun. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22422
Aparece nas coleções:DLEV - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeituraProducaoTextosMultimodais.pdf795,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.