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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Investigação da evasão estudantil por meio da mineração de dados e aprendizagem de máquina
Autor(es): Jesus, Jeferson Andrade de
Data do documento: 28-Fev-2024
Orientador: Gusmão, Renê Pereira de
Resumo: A evasão dos alunos nas escolas e universidades é um problema recorrente na educação, tanto é danoso para o aluno em termos de aprendizagem, como gera prejuízos financeiros para as instituições, sejam públicas ou privadas. Estudos que usam técnicas de Mineração de Dados (MD) e Aprendizagem de Máquina (AM) para investigar problemas na educação estão em ascensão, e a evasão estudantil é um desses problemas, por meio dessas técnicas é possível identificar padrões em indivíduos ou grupos de indivíduos que possam vir a desistir dos estudos. Com essas predições e outras informações exploradas pelas técnicas de MD e AM é possível diminuir a evasão dos alunos nas instituições de ensino, pois, o estudo ajuda a entender melhor o fenômeno e a partir disso verificar ações que ajudam na tomada de decisão e consequentemente na resolução do problema. Esse trabalho tem como objetivo investigar a evasão universitária através de dados do Censo da Educação Superior obtidos no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e analisar a classificação de evasão de alunos do ensino superior utilizando algoritmos clássicos na construção dos modelos de classificação. A investigação mostra que com base no Censo de 2016, 30% dos alunos do ensino superior chegam a desistir do curso ao qual ingressou ou a desistir do ensino superior, também é possível evidenciar que todos os estudos que utiliza classificadores de evasão estudantil como uma maneira de minimizar esse problema não utilizam conjuntos de dados com os mesmos atributos utilizados por outras instituições na construção dos seus modelos, de maneira que não é possível reaproveitar esses modelos para outras instituições. Considerando essas informações foram utilizados os dados do INEP na construção dos modelos de classificação construídos nos experimentos deste trabalho, tendo como melhor resultado para a métrica de acurácia: 0.979, resultado obtido pelo modelo baseado no algoritmo Árvore de Decisão, na modalidade Educação a Distância (EAD) e categoria administrativa pública.
Abstract: A student dropout is a recurring problem in both schools and universities, posing detrimental effects on students’ learning experiences and causing financial losses for institutions, whether public or private. Studies employing data mining (DM) and machine learning (ML) techniques to investigate educational issues are on the rise, and student dropout is one such problem. Through these techniques, it becomes possible to identify patterns in individuals or groups that may be prone to discontinuing their studies. Predictions and insights gained through DM and ML techniques can aid in reducing student dropout rates by providing a better understanding of the phenomenon, thereby informing decision-making and problem resolution. This study aims to investigate university dropout using data from the Higher Education Census obtained from the INEP portal. It analyzes the classification of university student dropout using classical algorithms in building classification models. The investigation reveals that, based on the 2016 Census, 30% of university students end up abandoning their enrolled courses or discontinuing higher education altogether. Additionally, it highlights that existing studies utilizing dropout classifiers lack a standardized set of attributes for constructing their models, making it challenging to apply these models across different institutions. To address these issues, the study employs INEP data in constructing classification models during the experiments. The best result, with an accuracy metric of 0.979, was achieved by the model based on the Decision Tree algorithm in the distance education (Educação a Distância - EAD) modality and public administrative category.
Palavras-chave: Predição
Classificação
Evasão do estudante
Aprendizagem de máquina
Mineração de dados
Prediction
Classification
Student dropout
Machine learning
Data mining
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citação: JESUS, Jeferson Andrade de. Investigação da evasão estudantil por meio da mineração de dados e aprendizagem de máquina. 2024. 259 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22451
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