Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22458
Tipo de Documento: Monografia
Título : Conhecimento dos acadêmicos do curso de medicina no atendimento à parada cardiorrespiratória
Autor : Barbosa, Alan Jones do Espírito Santo
Fecha de publicación : 2015
Director(a): Cipolotti, Rosana
Co-Director(a): Alves, Fábio Santos
Resumen: OBJETIVO: Avaliar o conhecimento e a oportunidade de aprendizagem de estudantes de Medicina nos campi José Aloisio de Campos e João Cardoso Nascimento Jr (Universidade Federal de Sergipe - UFS) em cuidar de parada cardíaca, de acordo com o ponto de vista dos próprios alunos. MÉTODO: Estudo transversal realizado em 2014. Os alunos foram divididos em dois grupos (internos e não internos). O instrumento utilizado foi um questionário pré- testado elaborado pelos autores. RESULTADOS: A comparação dos resultados referidos sobre os conhecimentos de como cuidar de parada cardíaca, obtidos em cada grupo, revelou diferenças significativas, com maior conhecimento e oportunidade de aprendizagem no grupo de internos (p <0,001). No entanto, a maioria dos estudantes (437/514) interpretou seus conhecimentos como insatisfatórios, o que corresponde a 85,0% dos estudantes; 499/514 sentem a necessidade de frequentar cursos de formação, o que corresponde a 97,1% dos estudantes. CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que os estudantes de Medicina pesquisados identificam lacunas em seu conhecimento sobre as diretrizes para a ressuscitação cardiopulmonar, e reconhecem progresso, quando se compara o grupo interno em relação aos alunos nas primeiras etapas do curso.
Resumen : OBJECTIVES: To evaluate the knowledge and the opportunity of learning of medical students on José Aloisio Campos and João Cardoso Nascimento Jr (Federal University of Sergipe - UFS) campi in caring for cardiac arrest, according to the view of the students themselves. METHODS: Cross-sectional study in 2014. The students were divided into two groups (internal and not internal). The instrument employed was a pre-tested questionnaire elaborated by the authors. RESULTS: The comparison of these results on the knowledge of how to care for cardiac arrest, obtained in each group, revealed significant differences, with greater knowledge and learning opportunity in the internal group (p <0.001). However, most students (437/514) interpreted their knowledge as unsatisfactory, which corresponds to 85.0% of students; 499/514 feel the necessity to attend training courses, which corresponds to 97.1% of students. CONCLUSION: The results suggest that the medical students researched identify gaps in their knowledge about the guidelines for cardiopulmonary resuscitation, and they recognize progress when comparing the internal group in relation to students in the early stages of the course.
Palabras clave : Parada Cardíaca
Educação Médica
Ressuscitação Cardiopulmonar
Ensino
Cardiac Arrest
Education Medical
Cardiopulmonary Resuscitation
Education
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencial
Citación : BARBOSA, Alan Jones do Espírito Santo. Conhecimento dos acadêmicos do curso de medicina no atendimento à parada cardiorrespiratória. 89f. 2015. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2015.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22458
Aparece en las colecciones: Medicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Alan_Jones_do_Espirito_Santo_Barbosa.pdf1,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.