Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22462
Tipo de Documento: Artigo
Título: A leitura infantil na perspectiva da ciência da informação brasileira: análise bibliométrica
Título(s) alternativo(s): Children's reading from the perspective of brazilian information science: bibliometric analysis
La lectura infantil en la perspectiva de la ciência de la informacíon brasileña: análisis bibliométrico
Autor(es): Aguiar, Niliane Cunha de
Pereira, Sara Dantas Oliveira
Data do documento: Nov-2021
Resumo: O presente trabalho aborda a produção científica acerca da leitura infantil na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Tem como objetivo geral verificar na referida base de dados especializada a existência de artigos científicos brasileiros alusivos à leitura infantil, assim como na competência informacional infantil. No que se refere a metodologia, a pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva e quantitativa de caráter bibliométrico. Percebeu-se que a BRAPCI possui uma quantidade inexpressiva de artigos alusivos à leitura infantil. Concluiu-se que cabe aos profissionais e pesquisadores da área de Ciência da Informação se interessar pela temática para aumentar as produções científicas que levem em consideração os benefícios que serão obtidos para o desenvolvimento do letramento literário e da competência informacional infantil.
Abstract: The present search approaches the scientific production about children's reading in the Reference Database of Journal Articles in Information Science (BRAPCI). Its general objective is to verify in the aforementioned specialized database the existence of Brazilian scientific articles alluding to children's reading, as well as children's informational competence. With regard to methodology, the research is classified as exploratory, descriptive and quantitative, with a bibliometric character. It was noticed that BRAPCI has an inexpressive amount of articles alluding to children's reading. It was concluded that it is up to professionals and researchers in the field of Information Science to be interested in the subject to increase scientific productions that take into account the benefits that will be obtained for the development of literary literacy and children's informational competence.
El presente trabajo aborda la producción científica sobre lectura infantil en la Base de Datos de Referencia de Artículos de Revistas en Ciencias de la Información (BRAPCI). Tiene como objetivo general verificar en la citada base de datos especializada la existencia de artículos científicos brasileños que aluden a la lectura infantil, así como la competencia informacional de los niños. En cuanto a la metodología, la investigación se clasifica en exploratoria, descriptiva y de carácter bibliométrico cuantitativo. Se notó que BRAPCI tiene una cantidad inexpresiva de artículos que aluden a la lectura infantil. Se concluyó que corresponde a los profesionales e investigadores del campo de las Ciencias de la Información interesarse por el tema incrementar las producciones científicas que tengan en cuenta los beneficios que se obtendrán para el desarrollo de la alfabetización literaria y la competencia informacional de los niños.
Palavras-chave: Leitura infantil
Ciência da informação
Competência informacional infantil
Children's reading
Information science
Children's information competence
Lectura infantil
Ciencias de la información
Competencia informativa infantil
ISSN: 2595-9379
Parte de : Revista Cajueiro
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações (PLENA); Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Citação: AGUIAR, N. C.; PEREIRA, S. D. O. A leitura infantil na perspectiva da ciência da informação brasileira: análise bibliométrica. Revista Cajueiro, Aracaju, v. 3, n. 2, p. 21-50, maio/nov. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/17538/12667. Acesso em: 17 jun. 2025.
Licença: Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22462
Aparece nas coleções:DCI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeituraInfantilCienciaInformacaoBrasileira.pdf902,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.