Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22481
Tipo de Documento: Monografia
Título : RPG : teatro fora do campo do teatro
Autor : Oliveira, Andrielle Alcantara
Fecha de publicación : 29-may-2025
Director(a): Baltazar, Márcia Cristina
Resumen: Esta pesquisa busca apresentar conceitos relacionados a alguns sistemas metodológicos de ensino de teatro, como o Jogo Teatral de Viola Spolin e o Jogo Dramático — tanto em sua acepção francesa, escolhendo como representante Jean-Pierre Ryngaert, em sua obra Jogar, Representar, Práticas dramáticas e formação (2009); quanto na perspectiva inglesa, tomando como referência Peter Slade, no seu livro Jogo dramático infantil (1978) _ e Beatriz Cabral, em seu primeiro livro Drama: como método de ensino (2006), estabelecendo por, meio de uma análise, as semelhanças e diferenças entre esses conceitos Objetiva também apresentar o Role Playing Game e analisar as possíveis interseções entre esse jogo e as metodologias dos Jogos Dramáticos e do Drama como método de ensino, a partir das minhas experiências durante o segundo e terceiro estágio supervisionado. Para isso, a pesquisa foi estruturada em dois momentos: no primeiro, realizou-se uma análise de quatro obras dos autores mencionados da Pedagogia do Teatro, destacando suas semelhanças e particularidades; no segundo, foram apresentados os conceitos do RPG, trançando um paralelo entre esta modalidade e as metodologias abordadas anteriormente que se fundamentam na dramatização. Por fim, relato algumas experiências minhas durante os estágios, quando interliguei os meus conhecimentos de Jogos Dramáticos e do RPG na prática. A partir dessa abordagem, no trabalho de conclusão de curso, busca-se compreender a proximidade do Role Playing Game com o Teatro, tendo como parâmetros os Jogos Dramáticos, de Peter Slade e de Jean-Pierre Ryngaert, e o Drama Processo da Beatriz Cabral. A pesquisa indica que a interligação entres essas abordagens amplia as possibilidades de aplicação do RPG e das metodologias dramáticas, abrindo novas perspectivas para experimentação futuras entre os jogos narrativos e o teatro.
Resumen : This research aims to present concepts related to certain methodological systems for teaching theatre, such as Viola Spolin’s Theatre Games and Dramatic Play — both in its French interpretation, represented by Jean-Pierre Ryngaert in his work Play, Perform, Dramatic Practices and Training (2009); and in its English perspective, drawing on Peter Slade's Child Drama (1978) — as well as Beatriz Cabral in her first book Drama: como método de ensino (2006). The research seeks to analyze the similarities and differences between these concepts. It also aims to introduce the Role Playing Game (RPG) and examine possible intersections between this game and the methodologies of Dramatic Play and Drama as a teaching method, based on my experiences during the second and third supervised teaching internships.To this end, the research is structured in two parts: first, an analysis of four works by the aforementioned authors in Theatre Pedagogy was conducted, highlighting their similarities and particularities; second, RPG concepts were presented, drawing parallels between this form of play and the previously discussed methodologies based on dramatization. Finally, I share some of my experiences during the internships, where I interconnected my knowledge of Dramatic Play and RPG in practice. Through this approach, the undergraduate thesis seeks to understand the proximity between Role Playing Games and Theatre, using as references the Dramatic Games of Peter Slade and Jean-Pierre Ryngaert, and Beatriz Cabral’s Process Drama. The research indicates that the interconnection between these approaches broadens the possibilities for applying RPG and dramatic methodologies, opening new perspectives for future experimentation between narrative games and theatre.
Palabras clave : Teatro
Ensino superior (UFS)
Dramaturgia
Jogos dramáticos
Drama (Teatro)
Ensino de teatro
Role Playing Game (RPG)
Dramatic games
Theatre education
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DTE - Departamento de Teatro – São Cristóvão - Presencial
Citación : Oliveira, Andrielle Alcantara. RPG : teatro fora do campo do teatro. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Teatro) – Departamento de Teatro, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22481
Aparece en las colecciones: Teatro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Andrielle_Alcantara_Oliveira.pdf4,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.