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Tipo de Documento: Monografia
Título : Indissociabilidade entre educação ambiental e ecologia : raízes e frutificação no currículo e na formação de ecólogos(as) na Universidade Federal de Sergipe
Autor : Oliveira, Michelly Alcântara de
Fecha de publicación : abr-2025
Director(a): Modesto, Mônica Andrade
Resumen: A Ecologia e a Educação Ambiental (EA) são indissociáveis na compreensão e no enfrentamento das problemáticas socioambientais, visto que, a união de ambas as vertentes propõe uma visão crítica dessas relações, destacando a necessidade de transformações. No entanto, dentro do ensino superior, a EA muitas vezes é abordada de forma limitada, sem explorar seu potencial emancipatório. Este estudo investiga como a EA está presente na formação dos estudantes do Curso de Ecologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseia-se na análise de questionários aplicados a discentes de diferentes períodos do curso, identificando suas concepções sobre EA e Sustentabilidade antes e depois do contato com o componente curricular EA. Os resultados revelam que, embora os estudantes reconheçam a importância da EA, sua compreensão ainda se mantém atrelada a perspectivas tradicionais e instrumentalizadas do meio ambiente. Diante desse cenário, este estudo aponta caminhos para fortalecer a presença da EA no Curso de Ecologia da UFS, contribuindo para a formação de sujeitos ecopolíticos capazes de atuar de forma crítica e transformadora na sociedade.
Resumen : Ecology and Environmental Education are inseparable in understanding and addressing socioenvironmental issues, as the union of both aspects proposes a critical view of these relationships, highlighting the need for transformations. However, within higher education, Environmental Education is often approached in a limited way, without exploring its emancipatory potential. This study investigates how Environmental Education is present in the training of students in the Ecology course at the Federal University of Sergipe (UFS). The research, with a qualitative approach, is based on the analysis of questionnaires administered to students from different periods of the course, identifying their conceptions about Environmental Education and Sustainability before and after contact with the curricular component Environmental Education. The results reveal that, although students recognize the importance of Environmental Education, their understanding remains linked to traditional and instrumentalized perspectives of the environment. In light of this scenario, this work points to ways to strengthen the presence of Environmental Education in the Ecology course at UFS, contributing to the formation of eco-political subjects capable of acting critically and transformatively in society.
Palabras clave : Ecologia
Ensino superior (UFS)
Educação crítica
Formação acadêmica
Sujeitos ecopolíticos
Sustentabilidade ambiental
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Critical education
Higher education
Academic training
Ecopolitical subjects
Sustainability
Área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DECO - Departamento de Ecologia – São Cristóvão - Presencial
Citación : Oliveira, Michelly Alcântara de. Indissociabilidade entre educação ambiental e ecologia : raízes e frutificação no currículo e na formação de ecólogos(as) na Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Ecologia) – Departamento de Ecologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22489
Aparece en las colecciones: Ecologia

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