Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22578
Document Type: Monografia
Title: Identidade racial negra na escola : análise de autodeclarações de cor de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Marcolino Cruz Santos (2025)
Authors: Dias, Milena Santos
Issue Date: 14-Apr-2025
Advisor: Liberato, Carlos Franco
Resumo : Este estudo analisa as autodeclarações de cor de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Marcolino Cruz Santos, localizado no Município de Macambira, Sergipe. A pesquisa se concentra em dois momentos distintos. O primeiro é o ato da matrícula escolar anual, geralmente realizada pelos pais ou responsáveis, durante o qual o agente escolar pergunta sobre a cor do estudante, entre outras informações. No início do ano letivo de 2025 e no âmbito dessa pesquisa, aplicou-se um questionário aos estudantes abordando diversos temas de caráter socioeconômico, incluindo sua autodeclaração de cor. Este trabalho investiga como as percepções dos pais e responsáveis a respeito de questões raciais influenciam as “autodeclarações” de cor registradas nas fichas escolares, comparando-as com declarações feitas pelos próprios estudantes nos questionários. Sendo um assunto de grande complexidade, foi necessário abordar conceitos como mito negro, identidade racial e letramento racial, além de explorar as dificuldades e desconfortos associados a essas autodeclarações. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de questionários em turmas do ensino médio. Os resultados revelam uma discrepância significativa entre as declarações dos responsáveis e as dos estudantes, evidenciando a necessidade urgente de políticas educacionais que promovam a conscientização racial e fortaleçam de maneira positiva a identidade racial no ambiente escolar, especialmente entre os estudantes negros.
Abstract: This study analyzes the self-declarations of color by high school students at the Colégio Estadual Marcolino Cruz Santos, located in the Municipality of Macambira, Sergipe. The research focuses on two distinct moments. The first is the annual school enrollment process, usually conducted by parents or guardians, during which the school official asks about the student’s color, among other information. At the beginning of the 2025 school year and within the scope of this research, a questionnaire was administered to the students addressing various socioeconomic topics, including their self-declaration of color. This work investigates how the perceptions of parents and guardians regarding racial issues influence the “self-declarations” of color recorded in school files, comparing them with declarations made by the students themselves in the questionnaires. Given the complexity of the subject, it was necessary to address concepts such as the black myth, racial identity, and racial literacy, as well as to explore the difficulties and discomforts associated with these self-declarations. The methodology involved bibliographic research, document analysis, and the application of questionnaires in high school classes. The results reveal a significant discrepancy between the declarations made by guardians and those made by students, highlighting the urgent need for educational policies that promote racial awareness and positively strengthen racial identity within the school environment, especially among Black students.
Keywords: História
Ensino superior (UFS)
Autodeclaração racial
Identidade racial negra
Educação
Letramento racial
Ensino médio
Colégio Estadual Marcolino Cruz Santos
Racial self-declaration
Black racial identity
Education
Racial literacy
High school
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial
Citation: Dias, Milena Santos. Identidade racial negra na escola : análise de autodeclarações de cor de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Marcolino Cruz Santos (2025). São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22578
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Milena_Santos_Dias.pdf598,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.