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Tipo de Documento: Monografia
Título: Melhorias nas práticas transfusionais após intervenção educativa para o uso racional de hemocomponentes em um Hospital Público Universitário
Autor(es): Mota, Cleber Dias
Data do documento: 2014
Orientador: Oliveira, Marco Antonio Valadares
Coorientador: Lobo, Iza Maria Fraga
Resumo: Objetivo: Melhorar as práticas transfusionais através da implementação de um programa educacional para profissionais de saúde. Métodos: Estudo intervencionista e prospectivo, com análise pré e pós-intervenção educacional. A pesquisa foi desenvolvida no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe, com participação dos profissionais na capacitação, em fevereiro de 2011 e com a monitorização de transfusões sanguíneas nos períodos pré e pós- intervencionais. O conhecimento dos profissionais de saúde foi avaliado através de questionário e as práticas transfusionais através dos requerimentos e devoluções de hemocomponentes não utilizados. Resultados: Foram capacitados 63 profissionais, sendo 33 profissionais de enfermagem e 30 médicos. Entre estes houve ganho de 20,1% nos conhecimentos teóricos (p:0,037). O ganho no grupo de enfermagem foi ainda maior, 30,4% (p:0,016). A análise comparativa dos formulários de requisição transfusional mostrou diminuição de 26,7% para 19,5% (p:0,31) em todas as formas de preenchimento incompleto. Observou-se melhoria significativa em quatro itens da requisição e piora em apenas um. Conclusões: A intervenção educacional permitiu a otimização das práticas transfusionais.
Abstract: Objective: To improvement in transfusion practices through the implementation of an educational program for health professionals. Methods: Interventional and prospective study, with analysis pre- and post-educational intervention. The research was developed at the University Hospital of the Federal University of Sergipe, involving participation of professionals in the capacitation, in February 2011, beyond the monitoring of blood transfusions performed in the pre- and post-intervention periods. Knowledge of health professionals was addressed by the responses to a questionnaire and the transfusion practices through the request and devolution of hemocomponents unused. Results: It was empowered 63 professionals, 33 nursing professionals and 30 physicians. Between the doctors, there was a gain of 20.1% on theorical knowledge (p:0.037). Gain in the nursing group was even higher: 30.4% (p:0.016). The comparative analysis of transfusion requisition forms showed a decrease from 26.7% to 19.5% (p = 0.31) in all forms with incomplete filling. It was observed a significant improvement in relation to the filling of four items of requests and a decrease of one. Conclusions: The educational intervention allowed the optimization of transfusion practices.
Palavras-chave: Hemocomponentes
Atividades educacionais
Estudos intervencionistas
Blood components
Educational activities
Interventional studies
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencial
Citação: MOTA, Cleber Dias. Melhorias nas práticas transfusionais após intervenção educativa para o uso racional de hemocomponentes em um Hospital Público Universitário. 63f. 2014. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2014.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22613
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