Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22627
Document Type: Caderno pedagógico
Title: Conectados: adolescência e os desafios da era digital/ leituras, reflexão e produção de crônicas narrativas para a formação da consciência sintática dos períodos complexos adverbiais
Authors: Silva, Jessica Souza Santana
Issue Date: 2025
Advisor: Freitag, Raquel Meister Ko.
Resumo : Este módulo didático nasce no âmbito do PROFLETRAS, como uma proposta de intervenção pedagógica inspirada em trabalhos que vêm consolidando o ensino de gramática sob uma abordagem reflexiva e funcional. A investigação aqui apresentada está vinculada ao Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade (GELINS) e dialoga com pesquisas realizadas no âmbito do PROFLETRAS, as quais defendem que o ensino de gramática deve estar articulado à produção de sentidos, à reflexão sobre os usos da língua e à valorização das variedades linguísticas. Como proposta de intervenção é destinada aos alunos do 9o ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Getúlio Vargas, localizada no Povoado Cajazeiras, e da Escola Governador Waldir Pires, localizada em Heliópolis-BA. O objetivo é apresentar atividades focadas no desenvolvimento da consciência sintática, especialmente na construção de períodos complexos adverbiais em produções narrativas. Essas atividades buscam conectar o saber linguístico à prática escrita, incentivando a reflexão e a compreensão de como esse conhecimento contribui para a coesão textual.
Keywords: Leitura
Crônicas narrativas
Módulo didático
Sintática
Períodos adverbiais
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Is part of: Estratégias linguísticas para o desenvolvimento da consciência sintática dos períodos complexos adverbiais em narrativas
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22627
Appears in Collections:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JESSICA_SOUZA_SANTANA_SILVA-CadernoPedagogico.pdf16,81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.