Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22629
Document Type: Monografia
Title: Acompanhamento pedagógico e seus impactos na permanência e adaptação acadêmica dos ingressantes em química licenciatura – Campus Prof. Alberto Carvalho
Authors: Lima, Luana de Jesus
Issue Date: 11-Apr-2025
Advisor: Nobre, Ivy Calandreli
Resumo : O presente trabalho, buscou compreender como a participação nos grupos de estudos do Acompanhamento Pedagógico pode influenciar na permanência e desenvolvimento acadêmico dos estudantes do curso de Química Licenciatura do Campus Professor Alberto Carvalho. Essa pesquisa é de caráter qualitativo, os dados foram coletados no período de dezembro de 2024 a janeiro de 2025, por meio do questionário via google forms, desenvolvido com 12 estudantes que ingressaram na universidade no semestre 2022.2 e 2023.1 e participaram dos grupos de estudo do Acompanhamento Pedagógico, ofertado pelo curso de Química. Foi possível observar através das respostas dos participantes que o grupo de estudo contribuiu para a sua adaptação e permanência no curso, visto como um espaço para aprender a se tornar estudante, superar os desafios da transição do Ensino Médio e a melhoria no entendimento dos conteúdos base para sua graduação. Através das afirmações dos participantes mostraram que os estudos em ciclos de colegas contribuíram para a construção de amizade e a integração no meio social, que promoveram melhorias no desempenho no curso.
Keywords: Acompanhamento pedagógico
Permanência no curso
Transição para o ensino superior
Estudantes universitários
Química – Estudo e ensino
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencial
Citation: LIMA, Luana de Jesus. Acompanhamento pedagógico e seus impactos na permanência e adaptação acadêmica dos ingressantes em química licenciatura – Campus Prof. Alberto Carvalho. 2025. 58 f. TCC (Graduação em Química) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22629
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luana_Jesus_Lima.pdf973,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.