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Document Type: Artigo
Title: Midazolam intranasal em odontopediatria: uma revisão crítica e sugestão de protocolo operacional padrão
Other Titles: Intranasal Midazolam in pediatric dentistry: a critical review and suggested standard operational protocol
Authors: Santos, Priscila de Morais
Arrais, Amélia Santana
Barros, Alina Lucia Oliveira
Jacinto, Suzane Rodrigues
Moi, Gisele Pedroso
Issue Date: Apr-2023
Resumo : O medo e ansiedade frente ao tratamento odontológico é um dos maiores desafios na clínica odontopediátrica, afetando cerca de 5% a 20% das crianças em condições normais no mundo. A estabilização farmacológica representa uma alternativa eficaz para o tratamento odontológico em crianças não cooperativas, evitando a necessidade de uma sala cirúrgica e anestesia geral. Este estudo buscou descrever os aspectos farmacológicos e clínicos do uso do midazolam intranasal em odontopediatria e sugeriu um protocolo operacional padrão (POP) empregado no ambulatório de Odontologia Pediátrica do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe (DOD.UFS). O midazolam é um medicamento eficaz com perfil de segurança adequado para uso em sedação em odontopediatria promovendo amnésia anterógrada. Entretanto, a avaliação de risco do paciente deve ser sempre levada em consideração e a dosagem de segurança sempre respeitada. A incidência de eventos adversos, como reações paradoxais e eventos respiratórios, e o risco de sobredação aumentam com o incremento das doses. A via intranasal para sedação ambulatorial com midazolam representa uma alternativa vantajosa em odontopediatria por não ser uma via invasiva, ter um rápido início de ação que se assemelha à da administração injetável com menor tempo de recuperação e ser passível de reversão rápida com uso de medicação antagonista, como descrito no POP empregado no ambulatório de Odontologia Pediátrica do DOD.UFS que foi capaz de otimizar sua execução e reversão com segurança no paciente infantil.
Abstract: Fear and anxiety facing dental treatment is one of the biggest challenges in pediatric dentistry, affecting about 5% to 20% of children under normal conditions in the world. Pharmacological stabilization represents an effective alternative to dental treatment in uncooperative children, avoiding the need for an operating room and general anesthesia. This study sought to describe the pharmacological and clinical aspects of the use of intranasal midazolam in pediatric dentistry and suggests a standard operating protocol (SOP) used at the Pediatric Dentistry outpatient clinic of the Department of Dentistry at the Federal University of Sergipe (DOD/UFS). Midazolam is an effective medication with an adequate safety profile for use in sedation in pediatric dentistry, promoting anterograde amnesia. However, the patient’s risk assessment must always be considered, and the safety dose must always be respected. The incidence of adverse events, such as paradoxical reactions and respiratory events, and the risk of oversedation increase with increasing doses. The intranasal route for outpatient sedation with midazolam represents an advantageous alternative in pediatric dentistry because it is not an invasive route, has a rapid onset of action that is similar to that of injectable administration with shorter recovery time and is subject to rapid reversal with the use of antagonistic medication. , as described in the SOP used at the Pediatric Dentistry outpatient clinic at DOD/UFS, which was able to optimize its execution and safely reverse it in pediatric patients.
Keywords: Intranasal
Midazolam
Odontopediatria
Sedação consciente
Intranasal
Midazolam
Pediatric dentistry
Conscious sedation
ISSN: 1678-0817
Is part of: Revista fisio&terapia
Language: por
Publisher / Institution : Editora Oston Ltda
Citation: SANTOS, P. M. et al. Midazolam intranasal em odontopediatria: uma revisão crítica e sugestão de protocolo operacional padrão. Revista fisio&terapia, Ijuí, v. 23, p. 1-25, 2023. Disponível em: https://zenodo.org/records/7845837. Acesso em: 3 jul. 2025.
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22631
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