Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22632
Document Type: Dissertação
Title: Releitura e recontação de contos de fadas a partir de cadernos de leitura
Authors: Andrade, Ivone Soares de
Issue Date: 26-Feb-2025
Advisor: Santos, Jeane de Cássia Nascimento
Resumo : Este trabalho de conclusão final (TCF) do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) pretendeu uma prática interventiva a partir da utilização de cadernos de leitura que pudessem formar leitores críticos a partir de competências leitoras dirigidas aos alunos do 5º ano do ensino fundamental I da Escola Estadual EEPMC, localizada na cidade de Itabaiana-Sergipe. Nesta ação, utilizou-se como suporte o gênero conto de fadas, a partir da reescrita dos contos selecionados e de textos como reportagens, conto moderno e letra de música, após anotações de suas percepções acerca da sua realidade. Através desses textos, os alunos foram orientados a perceberem o mundo à sua volta com criticidade, não apenas levando para o lado do maravilhoso, mas interagindo na compreensão do texto lido, a partir de estratégias de leitura e de posse do caderno de leitura. A proposta foi respaldada nos estudos de letramento literário de Rildo Cosson (2021) e Annie Rouxel 2012) que fazem reflexões sobre a natureza subjetiva do aluno no momento da recepção dos textos/produção. Metodologicamente esse projeto parte da pesquisa-ação, em que a participação dos atores envolvidos acaba atribuindo uma ação crítica colaborativa à proposta, com o intuito da interação e conhecimentos compartilhados. A abordagem interventiva levou em conta a sequência expandida de Rildo Cosson, por meio de oficinas em sala de aula. Os resultados evidenciam que, a partir dessas novas práticas pedagógicas, os alunos passaram a ter uma visão mais crítica do gênero em questão.
Abstract: This final work (TCF) of the Professional Master's in Letters (PROFLETRAS) intended an interventionist practice based on the use of reading notebooks that could form critical readers through reading skills directed at 5th-grade students of elementary school I at the State School EEPMC, located in the city of Itabaiana-Sergipe. In this action, the fairy tale genre was used as support, starting from the rewriting of selected tales and texts such as news articles, modern short stories, and song lyrics, after noting their perceptions about their reality. Through these texts, students were guided to perceive the world around them critically, not only taking it to the side of the marvelous but interacting in the understanding of the read text, using reading strategies and having possession of the reading notebook. The proposal was supported by the literary literacy studies of Rildo Cosson (2021) and Annie Rouxel (2012), which reflect on the nature subjective of the student at the moment of receiving the texts/production. Methodologically, this project is based on action research, in which the participation of the involved actors ends up attributing a collaborative critical action to the proposal, with the intention of interaction and shared knowledge. The interventionist approach took into account the expanded sequence of Rildo Cosson, through workshops in the classroom. The results show that, from these new pedagogical practices, students began to have a more critical view of the genre in question.
Keywords: Conto de fadas
Caderno de leitura
Leitura subjetiva
Leitura
Livros e leitura
Literatura – Estudo e ensino
Fairy tale
Reading notebook
Subjective reading
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citation: ANDRADE, Ivone Soares de. Releitura e recontação de contos de fadas a partir de cadernos de leitura. 2025. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22632
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVONE_SOARES_ANDRADE.pdf3,65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.