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Tipo de Documento: Monografia
Título: Percepção dos estudantes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe sobre estereótipos na carreira
Autor(es): Serafim, Emilly Izaias
Data do documento: 12-Mar-2025
Orientador: Sabino, Rosimeri Ferraz
Resumo: O campo do Secretariado vem sendo marcado pelo estereótipo de uma ocupação feminina desde a origem. Isso se revela na literatura e na mídia, com padrões de aparência e comportamento para os interessados na profissão. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi verificar a percepção dos estudantes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe sobre os estereótipos na carreira de secretário. Para isso, foram identificados os estereótipos que envolvem a profissão na atualidade, verificadas as demandas do mercado de trabalho para o perfil de um secretário e analisada a visão dos alunos sobre a existência e eventuais impactos dos estereótipos em sua futura carreira. A pesquisa se caracteriza como exploratória, sob abordagem qualitativa, adotando a análise de conteúdo e tendo como instrumento um questionário, elaborado no Google Forms, distribuído junto aos discentes do curso do segundo semestre de 2024. Os resultados apontam como estereótipos presentes nas experiências discentes: vinculação à profissão feminina, submissão, restrição de tarefas, ênfase na aparência física e a baixa relevância atribuída à profissão. Diante disso, ficou claro que esses estereótipos se manifestam tanto na formação como no ambiente profissional do Secretariado Executivo.
Abstract: The secretarial field has been characterized by the stereotype of a female occupation since its origin. This is revealed in literature and the media, with standards of appearance and behavior for those interested in the profession. In this context, the aim of this study was to verify the perception of students on the Executive Secretarial course at the Federal University of Sergipe about stereotypes in the career of secretary. To do this, the stereotypes involving the profession today were identified, the demands of the job market for the profile of a secretary were verified and the students' vision of the existence and possible impact of stereotypes on their future career was analyzed. The research is characterized as exploratory, with a qualitative approach, adopting content analysis and using a questionnaire, prepared in Google Forms, distributed to the students of the course in the second semester of 2024. The results show that the stereotypes present in student experiences: attachment to the female profession, submission, restriction of tasks, emphasis on physical appearance and the low relevance attributed to the profession. In view of this, it became clear that these stereotypes are manifested both in the training and in the professional environment of the Executive Secretariat.
Palavras-chave: Secretariado executivo
Ensino superior (UFS)
Carreira
Estereótipos
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Career
Stereotypes
Secretariat
Formação profissional
Mercado de trabalho
área CNPQ: OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DSE - Departamento de Secretariado Executivo – São Cristóvão - Presencial
Citação: Serafim, Emilly Izaias. Percepção dos estudantes do curso de secretariado executivo da Universidade Federal de Sergipe sobre estereótipos na carreira. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Secretariado Executivo) – Departamento de Secretariado Executivo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22649
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