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Document Type: Dissertação
Title: Apropriação da linguagem científica nos livros didáticos adotados pelos professores de química da rede pública de Sergipe
Authors: Paim, Maria Aparecida Andrade Santana
Issue Date: 31-Mar-2025
Advisor: Andrade, Tatiana Santos
Resumo : Esta dissertação teve como objetivo investigar a apropriação da linguagem científica nos livros didáticos de Química adotados por professores da rede pública do estado de Sergipe. Reconhecendo a linguagem científica como elemento central para a construção do conhecimento na disciplina, o estudo parte do pressuposto de que a dificuldade de compreensão por parte dos alunos está frequentemente associada à forma como essa linguagem é apresentada nos livros didáticos. Assim, buscou-se analisar como os livros tratam essa linguagem e em que medida favorecem ou dificultam sua apropriação pelos estudantes. A pesquisa tem caráter qualitativo, com abordagem documental, e utilizou como instrumento principal de análise os livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A análise foi conduzida por meio da metodologia de Análise de Conteúdo proposta por Bardin, a partir de categorias como: estrutura e organização da linguagem, imparcialidade e objetividade, formalidade e complexidade, bem como descontextualização e abstração. Um dos principais aportes teóricos do estudo é a concepção da linguagem científica escolar (LCE) como uma ponte necessária entre a linguagem científica, de caráter altamente técnico e formal, e a linguagem cotidiana, mais acessível e próxima da realidade dos estudantes. A LCE se apresenta como um meio intermediário que, quando bem construída nos livros didáticos, pode promover maior compreensão dos conceitos químicos e facilitar o processo de aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicaram lacunas importantes na forma como os livros didáticos abordam a linguagem científica, revelando uma predominância de trechos altamente técnicos e pouco contextualizados, o que dificulta a mediação pedagógica e o entendimento por parte dos alunos. A ausência de estratégias pedagógicas que valorizem a LCE e articulem linguagem científica e cotidiana evidencia a necessidade de revisão crítica dos livros didáticos. Conclui-se que a inserção de textos com linguagem mais acessível, recursos gráficos significativos e explicações contextualizadas pode potencializar a apropriação da linguagem científica, contribuindo para um ensino mais significativo e inclusivo da Química.
Abstract: This dissertation aims to investigate the appropriation of scientific language in chemistry textbooks used by public school teachers in the state of Sergipe, Brazil. Recognizing scientific language as a central element in the construction of knowledge in the discipline, the study is based on the assumption that students’ difficulties in comprehension are often linked to the way this language is presented in textbooks. Thus, the research seeks to analyze how these books address scientific language and to what extent they facilitate or hinder students’ understanding. The study is qualitative in nature, with a documentary approach, and uses chemistry textbooks approved by the Brazilian National Textbook Program (PNLD) as its main source of analysis. The analysis was conducted using the Content Analysis methodology proposed by Bardin, based on categories such as: structure and organization of language, impartiality and objectivity, formality and complexity, as well as decontextualization and abstraction. One of the main theoretical foundations of the study is the concept of school scientific language (LCE) as a necessary bridge between scientific language — highly technical and formal — and everyday language, which is more accessible and closer to the students’ reality. The LCE is presented as an intermediary tool that, when well developed in textbooks, can promote better understanding of chemical concepts and facilitate the learning process. The research results indicate significant gaps in the way textbooks address scientific language, revealing a predominance of highly technical and poorly contextualized excerpts, which makes pedagogical mediation and student understanding more difficult. The absence of pedagogical strategies that value LCE and connect scientific and everyday language highlights the need for a critical review of textbooks. It is concluded that the inclusion of texts with more accessible language, meaningful graphic resources, and contextualized explanations can enhance the appropriation of scientific language, contributing to a more meaningful and inclusive chemistry education.
Keywords: Estudo de ciências
Ensino de ciências
Química
Livros didáticos
Linguagem apropriação
Ensino de química
Linguagem científica
Linguagem cotidiana
Linguagem científica escolar
Appropriation
Chemistry teaching
Textbook
Scientific language
Everyday language
School scientific language
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: PAIM, Maria Aparecida Andrade Santana. Apropriação da linguagem científica nos livros didáticos adotados pelos professores de química da rede pública de Sergipe. 2025. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22701
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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