Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22703
Tipo de Documento: Artigo
Título : Letramento Informacional e a prática da pesquisa: estudo aplicado aos estudantes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe
Otros títulos : Information literacy and research practice: an applied study among students of the Library and Documentation course at the Federal University of Sergipe
Autor : Braga, Aline Kelly Tavares
Paixão, Pablo Boaventura Sales da
Nunes, Martha Suzana Cabral
Fecha de publicación : 2024
Resumen: O artigo verifica possíveis dificuldades que os graduandos do curso de Biblioteconomia e Documentação daUniversidade Federal de Sergipe apresentam em relação à prática da pesquisa nas atividades acadêmicas, considerando a importância do Letramento Informacional nesse contexto. O objetivo do trabalho é analisar a Competência Informacional dos estudantes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe. A demais, visa demonstrar a relação entre o Letramento e a Competência no campo informacional, contextualizando-os no âmbito do Ensino Superior; e, identificar as causas e dificuldades quanto à prática da pesquisa dos graduandos estudados. Em conformidade com os objetivos, a pesquisa é descritiva. Utilizou-se o estudo de caso como procedimento metodológico, adotando uma abordagem quanti-qualitativa através do questionário como instrumento de coleta de dados com 08 perguntas (fechadaseabertas), aplicado a uma amostra dos graduandos do 2º ao 8º ano do curso referido.Constatou-se que os estudantes de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federa de Sergipe enfrentam desafios na leitura e pesquisa, evidenciados pela dificuldade em compreender os textos acadêmicos e em selecionar fontes confiáveis, sugerindo a importância de apoio no desenvolvimento dessas competências.
Resumen : The article verifies possible difficulties that the undergraduate students of the Library Science and Documentation course at the Federal University of Sergipe present in relation to the practice of research in academic activities, considering the importance of Information Literacy in this context. The objective of this work is to analyze the Informational Competence of students of the Library Science and Documentation course at the Federal University of Sergipe. In addition, it aims to demonstrate the relationship between Literacy and Competence in the informational field, contextualizing them in the scope of Higher Education; and, to identify the causes and difficulties regarding the research practice of the undergraduates studied. In accordance with the objectives, the research is descriptive. The case study was used as a methodological procedure, adopting a quantitative-qualitative approach through the questionnaire as a data collection instrument with 08 questions (closed and open), applied to as ample of undergraduates from the 2nd to the 8th year of the referred course. It was found that the students of Library Science and Documentation at the Federal University of Sergipe face challenges in reading and research, evidenced by the difficulty in understanding academic texts and selecting reliable sources, suggesting the importance of support in the development of these competencies.
El artículo verifica las posibles dificultades que presentan los estudiantes de graduación del curso de Bibliotecología y Documentación de la Universidad Federal de Sergipe en relación a la práctica de la investigación en las actividades académicas, considerando la importancia de la Alfabetización Informacional en este contexto. El objetivo de este trabajo es analizar la Competencia Informacional de los estudiantes del curso de Bibliotecología y Documentación de la Universidad Federal de Sergipe. Además, se pretende demostrar la relación entre Alfabetización y Competencia en el ámbito informacional, contextualizándolas en el ámbito de la Educación Superior; y, identificar las causas y dificultades en la práctica investigativa de los estudiantes de pregrado estudiados. De acuerdo con los objetivos, la investigación es descriptiva. Se utilizó como procedimiento metodológico el estudio de caso, adoptando un enfoque cuantitativo-cualitativo a través del cuestionario como instrumento de recolección de datos con 08 preguntas (cerradas y abiertas), aplicadas a una muestra de estudiantes de 2º a 8º año del referido curso. Se constató que los estudiantes de Bibliotecología y Documentación de la Universidad Federal de Sergipe enfrentan desafíos en la lectura y la investigación, evidenciados por la dificultad para comprender textos académicos y seleccionar fuentes confiables, lo que sugiere la importancia del apoyo en el desarrollo de estas competencias.
Palabras clave : Letramento informacional
Comportamento informacional
Ensino superior
Biblioteconomia
Informational literacy
Informational behavior
University education
Librarianship
Alfabetización informacional
Comportamiento informacional
Educación superior
Biblioteconomía
ISSN : 2237-6658
Es parte de: Múltiplos Olhares em Ciência da Informação
Idioma : por
Institución / Editorial : Escola de Ciências da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais
Citación : BRAGA, A. K. T.; PAIXÃO, P. B. S.; NUNES, M. S. C. Letramento Informacional e a prática da pesquisa: estudo aplicado aos estudantes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, e53489, p. 1-19, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/53489/45540. Acesso em: 16 jul. 2025
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22703
Aparece en las colecciones: DCI - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LetramentoInformacionalPraticaPesquisa.pdf472,4 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.