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Tipo de Documento: Artigo
Título: Culturas digitais e atos de currículo na formação docente em tempos de fake news
Título(s) alternativo(s): Digital cultures and curriculum acts in teaching education in fake news times
Culturas digitales y actos curriculares en la enseñanza de la formación en falsos tiempos de noticias
Autor(es): Oliveira, Bruna Santana de
Lucena, Simone
Data do documento: 2024
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência cocriada com os discentes de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe sobre fake news, pós-verdade e vigilância nas redes com um olhar para as performances (des)informais atravessadas no cenário político, econômico e social no Brasil. Para tanto, as aulas foram pautadas no referencial abordado nesse estudo, dentre alguns deles estão: Bonilla (1999), Castells (1999), Freire (1999), Lévy (1993), Lucena e Oliveira (2014), Pretto (1996), Primo (2007), Santaella (2018), Silveira (2017) etc. De modo geral, os resultados mostraram que os discentes possuíam os dispositivos móveis digitais, mas desconheciam o processo de disseminação de notícias falsas, por isso, as aulas sobre esse conteúdo foram uma oportunidade de conscientizar formas de fazer a educação crítica voltada para o combate das ambivalências manifestadas no digital em rede.
Abstract: This article aims to present a co-created experience with pre-service teachers from a public university on fake news, post-truth and surveillance in social networks examining uninformative performances in the political, economic and social scenario in Brazil. Therefore, lessons were based on the research of: Bonilla (1999), Castells (1999), Freire (1999), Lévy (1993), Lucena e Oliveira (2014), Pretto (1996), Primo (2007), Santaella (2018), Silveira (2017) etc. Overall, results showed that pre-service teachers had mobile devices, however, they were unaware offake news dissemination procedure. Due to this, those lessons were an opportunity to raise awareness of different ways of building critical education which fights against existing ambivalence on digital techonology networks.
Este artículo tiene como objetivo presentar una experiencia co-creada con estudiantes de Pedagogía de la Universidad Federal de Sergipe sobre noticias falsas, posverdad y vigilancia en las redes con una mirada a las actuaciones (des)informales cruzadas en el escenario político, económico y social en Brasil. Para ello, las clases fueron guiadas por el marco abordado en este estudio, entre algunos de ellos se encuentran: Bonilla (1999), Castells (1999), Freire (1999), Lévy (1993), Lucena e Oliveira (2014), Pretto (1996), Primo (2007), Santaella (2018), Silveira (2017) etc. En general, los resultados mostraron que los estudiantes tenían dispositivos móviles digitales, pero desconocían el proceso de difusión de noticias falsas, por lo que las clases sobre este contenido fueron una oportunidad para sensibilizar sobre formas de llevar a cabo una educación crítica dirigida a combatir las ambivalencias manifestadas en lo digital en red.
Palavras-chave: Atos de currículo
Culturas digitais
Educação
Curriculum acts
Digital cultures
Education
Actos curriculares
Culturas digitales
Educación
ISSN: 1809-3876
Parte de : Revista e-Curriculum
Idioma: por
Instituição/Editora: Programa de Pós Graduação de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Citação: OLIVEIRA, B. S.; LUCENA, S. Culturas digitais e atos de currículo na formação docente em tempos de fake news. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 22, p. 1-20, 2024. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/53506/44502. Acesso em: 17 jul. 2025
Licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22710
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