Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22735
Tipo de Documento: Artigo
Título : Construção e validação de um instrumento de coleta de dados: percepção de professores de possíveis impactos da pandemia da Covid-19 na educação básica
Otros títulos : Construction and validation of a data collection instrument: teachers' perception of the possible impacts of the Covid-19 pandemic on basic education
Autor : Oliveira, Isabela Torres
Wartha, Edson José
Fecha de publicación : 2024
Resumen: O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um questionário como instrumento de coleta de dados para mensurar a percepção de professores da educação básica acerca de possíveis impactos da pandemia da covid-19 na prática docente. O questionário foi construído considerando o perfil sociodemográfico dos professores, comportamentos e consequências da pandemia, modalidades e recursos didáticos utilizados, e práticas pedagógicas adotadas durante e pós-pandemia. Com isso, para o processo de validação, foram utilizados o método Delphi e um pré-teste que envolveram a participação de docentes de todas as cinco regiões do Brasil, buscando abranger uma amostra representativa e diversificada. Logo, o processo de validação do questionário buscou garantir a eficácia na coleta das informações, para assegurar análises mais precisas a partir do questionário final obtido.
Resumen : The aim of this study was to develop and validate a questionnaire as a data collection tool to measure the perception of basic education teachers about the possible impacts of the covid-19 pandemic on teaching practice. The questionnaire was constructed taking into account the sociodemographic profile of the teachers, behaviors and consequences of the pandemic, teaching methods and resources used, and teaching practices adopted during and after the pandemic. To this end, the Delphi method and a pre-test were used for the validation process, involving the participation of teachers from all five regions of Brazil, with the aim of covering a representative and diverse sample. Therefore, the process of validating the questionnaire sought to guarantee the effectiveness of the information collected, in order to ensure more accurate analyses based on the final questionnaire obtained.
Palabras clave : Construção de questionário
Validação
Método Delphi
Prática docente
Covid-19
Educação básica
Questionnaire construction
Validation
Delphi method
ISSN : 2317-5125
Es parte de: Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Idioma : por
Institución / Editorial : Universidade Federal do Pará - Instituto de Educação Matemática e Científica - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Matemáticas
Citación : OLIVEIRA, I. T.; WARTHA, E. J. Construção e validação de um instrumento de coleta de dados: percepção de professores de possíveis impactos da pandemia da Covid-19 na educação básica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 20, n. 44, p. 155-169, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15923. Acesso em: 22 jul. 2025.
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22735
Aparece en las colecciones: DQI - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PossiveisImpactosCovid19EducacaoBasica.pdf271,84 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.