Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22748
Document Type: Monografia
Title: A experiência do brincar na infância a partir das revistas nacionais de terapia ocupacional
Authors: Souza, Ana Luiza Rodrigues de
Issue Date: 13-Mar-2025
Advisor: Soares, Taís Bracher Annoroso
Resumo : Introdução: O brincar permeia a integralidade do ser criança, sendo considerado um elemento diferenciador na infância. Para a terapia ocupacional, o brincar é uma das ocupações que compõem seu domínio, estando assiduamente presente nos variados contextos de atuação pediátrica. Objetivo: Descrever os conteúdos acerca do uso do brincar na infância a partir das revistas nacionais específicas da terapia ocupacional. Método: Trata-se de uma revisão de literatura integrativa, de cunho quanti-qualitativo e caráter descritivo. Para a análise, empregou-se a análise de conteúdo categorial de Bardin. Resultados e Discussão: Em três revistas nacionais de terapia ocupacional, foram encontrados 28 artigos elegíveis para este trabalho, após a análise, emergiram quatro categorias de sentido voltadas ao brincar e a terapia ocupacional nos últimos dez anos. Conclusão: Notou-se um rico arcabouço teórico sobre o brincar e a terapia ocupacional presente nas revistas mencionadas. Embora os estudos reflitam a diversidade do brincar em contextos ou abordagens distintas, todos validam a sua importância para o desenvolvimento infantil e a complexidade que o envolve, afirmando, desta maneira, a necessidade de estudos contínuos sobre essa temática.
Abstract: Introduction: Playing permeates the integrality of being a child, being considered a differentiating element in childhood. For occupational therapy, playing is one of the occupations that make up its domain, being assiduously present in the various contexts of pediatric practice. Objective: To describe the contents about the use of playing in childhood based on specific national occupational therapy journals. Method: This is an integrative literature review, of a quantitative-qualitative nature and descriptive character. For the analysis, Bardin's categorical content analysis was used. Results and Discussion: In three national occupational therapy journals, 28 articles eligible for this work were found. After the analysis, four categories of meaning focused on playing and occupational therapy emerged in the last ten years. Conclusion: A rich theoretical framework on playing and occupational therapy was noted in the mentioned journals. Although the studies reflect the diversity of play in different contexts or approaches, they all validate its importance for child development and the complexity involved, thus affirming the need for continuous studies on this topic.
Keywords: Brincar
Infância
Criança
Terapia ocupacional
Play
Childhood
Child
Occupational therapy
Subject CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DTOL - Departamento de Terapia Ocupacional – Lagarto - Presencial
Citation: SOUZA, Ana Luiza Rodrigues de. A experiência do brincar na infância a partir das revistas nacionais de terapia ocupacional. 2025. Monografia (Graduação em Terapia Ocupacional) - Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22748
Appears in Collections:Terapia Ocupacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Luiza_Rodrigues_Souza.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.