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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22794
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | A importância dos componentes curriculares sobre história e cultura africana e afro-brasileira no PPC do curso de Artes Visuais – Licenciatura, da Universidade Federal de Sergipe |
Autor : | Santos, João Victor Santana |
Fecha de publicación : | 28-abr-2025 |
Director(a): | Rafael, Ulisses Neves |
Resumen: | A presente pesquisa, cujo título é “A Importância dos Componentes Curriculares Sobre História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no PPC do Curso de Artes Visuais - Licenciatura, da Universidade Federal de Sergipe”, é fundamentada, principalmente, na exigência da Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004, do Conselho Nacional de Educação (CNE), além de outras legislações como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a fim de investigar a aplicabilidade ou não, das temáticas étnico-raciais para o ensino da Arte/Cultura Afro-Brasileira e Africana nas Instituições de Ensino, principalmente na Graduação de Artes Visuais da Universidade Federal de Sergipe. Sendo assim, utilizo a abordagem qualitativa e quantitativa, para apurar a provável satisfação e/ou insatisfação dos discentes e docentes da comunidade acadêmica do Curso de Artes Visuais, cuja grade curricular não contempla os conteúdos relacionados à História e Cultura africana e afro-brasileira e, quando os utiliza, os faz de forma muito tangencial. Dessa forma, foi realizada uma análise minuciosa do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o qual foi confrontado com as impressões de docentes e discentes, obtidas a partir da aplicação de questionários operados pelo google forms. Foi observado um desconhecimento quase generalizado acerca do documento do curso e uma grande insatisfação quanto ao não cumprimento das legislações que pedem a implementação de componentes curriculares e componentes voltados para a temática das relações raciais nas graduações, com especial ênfase no curso de Artes Visuais. A conclusão a que se chega é a necessidade urgente de reformulação do PPC vigente. |
Resumen : | This research, entitled “The Importance of Curricular Components on African and Afro-Brazilian History and Culture in the CPP of Visual Arts Course - Bachelor's Degree, at the Federal University of Sergipe”, is based mainly on the requirements of Resolution No. 1, of June 17, 2004, of the National Education Council (in Brazil - CNE), in addition to other legislation such as the Law of Guidelines and Bases of National Education of Brazil (LDB - in Brazil), in order to investigate the applicability or not of ethno-racial themes for the teaching of Afro-Brazilian and African Art/Culture in Educational Institutions, mainly in the Visual Arts Undergraduate Course at the Federal University of Sergipe. Therefore, I use the qualitative and quantitative approach to determine the probable satisfaction and/or dissatisfaction of students and teachers of the academic community of the Visual Arts Course, whose curriculum does not include content related to Afro-Brazilian History and Culture and, when it does, it does so in a very tangential way. A detailed analysis of the Course Pedagogical Project (CPP) was carried out, which was compared with the impressions of teachers and students obtained from the application of questionnaires operated by Google Forms. We observed an almost generalized lack of knowledge about the course document and great dissatisfaction with the non-compliance with the legislation that requires the implementation of curricular components and components focused on the theme of racial relations in undergraduate courses, with special emphasis on the Visual Arts course. The conclusion reached is the urgent need to reformulate the current CPP. |
Palabras clave : | Artes visuais Ensino superior (UFS) Componentes curriculares Relações Étnico-raciais (Brasil) Visual Arts Licenciatura (UFS) Curricular components Ethnic-racial relations in Brazil Artes visuais e design (Graduação) |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DAVD - Departamento de Artes Visuais e Design – Artes Visuais – São Cristóvão - Presencial |
Citación : | Santos, João Victor Santana. A importância dos componentes curriculares sobre história e cultura africana e afro-brasileira no PPC do curso de Artes Visuais – Licenciatura, da Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Artes Visuais) – Departamento de Artes Visuais e Design, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22794 |
Aparece en las colecciones: | Artes Visuais e Design |
Ficheros en este ítem:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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