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Tipo de Documento: Tese
Título : Sobre o ser e o não ser um sujeito ecopolítico: um mergulho nas memórias e experiências dos docentes do Instituto Federal de Sergipe
Autor : Bezerra, Aline Ramos Soares
Fecha de publicación : 17-jun-2025
Director(a): Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Resumen: A temática identidade profissional docente tem motivado alguns estudos no âmbito educacional. Inserindo-se na perspectiva da Educação Ambiental (EA), esta tese tem como objetivo compreender a influência da identidade profissional docente no trabalho dos professores que atuam no ensino de componentes curriculares relacionados à EA, em cursos superiores do Instituto Federal de Sergipe (IFS). O aparato teórico-metodológico que se adota nesta pesquisa é de natureza qualitativa com uso da metodologia de História Oral Temática, sendo os participantes professores que coordenam componentes curriculares, ofertados nos anos de 2021 e 2022, que se situam no campo da EA no ensino superior, de todos os campi, do IFS. Os resultados apontam para identidades profissionais docentes influenciadas pelo percurso formativo, presença da EA nessa formação, motivação para a docência, concepções de EA adotadas e a presença, ou ausência, de indícios de um processo de construção de sujeitos ecopolíticos. Sobre as concepções de EA adotadas, identificamos uma predominância da macrotendência pragmática. A construção do sujeito ecopolítico entre os professores do IFS mostrou-se heterogênea, revelando diferentes estágios e trajetórias, inclusive com casos em que essa construção é incipiente ou ausente, evidenciando desafios na formação de uma identidade profissional alinhada à ecopolítica. A análise das experiências e atuações profissionais dos docentes do IFS no contexto da EA revelou um panorama diversificado, marcado por diferentes abordagens pedagógicas, intencionalidades e níveis de engajamento. Além disso, há docentes cuja atuação evidencia silenciamento da EA, com ausência de indícios de que há um processo de construção de sujeito ecopolítico em curso. A tese defendida e confirmada é de que a atuação profissional dos professores que trabalham com a perspectiva da EA, nos componentes curriculares dos cursos superiores do IFS, sofre influências de suas identidades profissionais, marcadas muitas vezes por lacunas na construção do sujeito ecopolítico.
Resumen : The theme of teacher professional identity has motivated several studies in the educational field. Within the perspective of Environmental Education (EE), this thesis aims to understand the influence of teacher professional identity on the work of professors teaching curriculum components related to EE in higher education courses at the Instituto Federal de Sergipe (IFS). The theoretical-methodological framework adopted in this research is qualitative in nature, using the Thematic Oral History methodology. The participants are professors coordinating curriculum components offered in 2021 and 2022, which fall within the field of EE in higher education across all IFS campuses. The results indicate that teacher professional identities are influenced by their educational background, the presence of EE in their training, motivation for teaching, the EE conceptions adopted, and the presence or absence of evidence of a process of constructing ecopolitical subjects. Regarding the EE conceptions adopted, a predominance of the pragmatic macrotrend was identified. The construction of the ecopolitical subject among IFS professors proved to be heterogeneous, revealing different stages and trajectories, including cases where this construction is incipient or absent, highlighting challenges in forming a professional identity aligned with ecopolitics. The analysis of the experiences and professional practices of IFS professors in the EE context revealed a diverse panorama, marked by different pedagogical approaches, intentions, and levels of engagement. Moreover, there are faculty members whose actions reveal a silencing of Environmental Education, with no indication that a process of developing an ecopolitical subject is underway. The defended and confirmed thesis is that the professional practices of professors working within the EE perspective in curriculum components of IFS higher education courses are influenced by their professional identities, shaped by gaps in the construction of the ecopolitical subject.
Palabras clave : Ensino superior
Currículos
Educação ambiental
Formação docente
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe
Curriculum
Environmental education
University education
Teacher training
Teaching professional identity
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : BEZERRA, Aline Ramos Soares. Sobre o ser e o não ser um sujeito ecopolítico: um mergulho nas memórias e experiências dos docentes do Instituto Federal de Sergipe. 2025. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22806
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação

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