Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22825
Document Type: | Monografia |
Title: | Contribuições da terapia ocupacional na inclusão escolar e o uso da tecnologia assistiva: uma revisão integrativa |
Authors: | Silva, Gabriela Araujo Ribeiro da |
Issue Date: | 10-Mar-2025 |
Advisor: | Souza, Thaís Thaler |
Resumo : | Introdução: A inclusão escolar é um princípio essencial para a construção de uma sociedade mais justa e diversa, e a Terapia Ocupacional (TO) desempenha papel fundamental nesse processo. Dentro das possibilidades de intervenção, a Tecnologia Assistiva (TA) se destaca como uma ferramenta importante para facilitar a inclusão. Objetivo: Analisar a atuação do terapeuta ocupacional e o uso da Tecnologia Assistiva na promoção da inclusão escolar e educacional, com base na literatura científica. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, consultando as bases BVS e PubMed, com seleção de publicações em português, inglês e espanhol, de 2013 a 2023. Resultados: Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados seis estudos relevantes. Discussão: Os resultados indicam que a avaliação das barreiras ambientais, a adaptação da TA e a capacitação da equipe pedagógica são fundamentais para a eficácia da intervenção. A colaboração entre terapeutas ocupacionais, professores e famílias fortalece o uso funcional da TA. Modelos como a Prática Centrada no Cliente, o Modelo de Ocupação Humana e o Desenho Universal para a Aprendizagem são essenciais para guiar ntervenções mais eficazes. Conclusão: O terapeuta ocupacional desempenha um papel crucial na promoção da equidade educacional, realizando avaliações personalizadas, trabalhando de forma colaborativa com outros profissionais e auxiliando na implementação da TA no ambiente escolar e em outros contextos relevantes para o aluno. |
Abstract: | Introduction: School inclusion is an essential principle for building a more just and diverse society, and Occupational Therapy (OT) plays a key role in this process. Within the possibilities of intervention, Assistive Technology (AT) stands out as an important tool to facilitate inclusion. Objective: To analyze the performance of occupational therapists and the use of Assistive Technology in promoting school and educational inclusion, based on the scientific literature. Methodology: An integrative literature review was carried out, consulting the VHL and PubMed databases, with a selection of publications in portuguese, english and spanish, from 2013 to 2023. Results: After applying the inclusion and exclusion criteria, six relevant studies were selected. Discussion: The results indicate that the evaluation of environmental barriers, the adaptation of AT and the training of the pedagogical team are fundamental for the effectiveness of the intervention. Collaboration between occupational therapists, teachers, and families strengthens the functional use of AT. Models such as Customer-Centered Practice, the Human Occupation Model, and Universal Design for Learning are essential to guide more effective interventions. Conclusion: The occupational therapist plays a crucial role in promoting educational equity, performing personalized assessments, working collaboratively with other professionals and assisting in the implementation of AT in the school environment and other contexts relevant to the student. |
Keywords: | Terapia ocupacional Inclusão Escolar Tecnologia assistiva Pessoa com deficiência Occupational therapy School inclusion Assistive technolog Person with a disability |
Subject CNPQ: | CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Department: | DTOL - Departamento de Terapia Ocupacional – Lagarto - Presencial |
Citation: | SILVA, Gabriela Araujo Ribeiro da. Contribuições da terapia ocupacional na inclusão escolar e o uso da tecnologia assistiva: uma revisão integrativa. 2025. Monografia (Graduação em Terapia Ocupacional) – Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2025. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22825 |
Appears in Collections: | Terapia Ocupacional |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gabriela_Araujo_Ribeiro_Silva.pdf | 333,76 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.