Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22875
Document Type: Caderno pedagógico
Title: Jogue com garra! G ou GU?
Other Titles: Estratégias pedagógicas e lúdicas para o ensino da ortografia de "g" e de "gu" nos anos iniciais do ensino fundamental
Authors: Sousa, Roseli de Oliveira
Issue Date: 2025
Advisor: Nunes, Vanessa Gonzaga
Resumo : No exercício da prática docente, ainda nos deparamos com frequentes discussões acerca do ensino da ortografia, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com o intuito de contribuir para esse debate, apresentamos este Caderno Pedagógico, fruto de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras 3 PROFLETRAS. A investigação teve como objetivo principal compreender e propor estratégias para o aprimoramento da ortografia de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Aracaju 3 SE, os quais apresentavam dificuldades relacionadas às regularidades ortográficas que regem a grafia dos sons da letra <g=, com foco específico na distinção entre as grafias de <g= e de <gu=. O estudo realizado proporcionou embasamento teórico que orientou a elaboração de atividades pedagógicas com estratégias voltadas à superação das dificuldades ortográficas apresentadas pelos alunos. Dessa forma, buscamos socializar essas experiências com você, apresentando-as como uma prática exitosa que favoreceu uma aprendizagem significativa. As atividades propostas estão estruturadas a partir de textos e da contextualização de problemas ortográficos, utilizando recursos pedagógicos e lúdicos que, por meio do desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica, auxiliam no processo de ensino-aprendizagem da ortografia. Dentre esses recursos, destaca-se o jogo intitulado <Jogue com Garra! 3 Tabuleiro dos sons da letra g=, que visa promover a reflexão sobre as correspondências fonográficas da letra <g= 4 seja com valor de /g/ ou de /ʒ/ 4, bem como ensinar o uso adequado da letra <g= e do dígrafo <gu=. Esta proposta contribui de forma efetiva para o ensino da ortografia da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por favorecer o desenvolvimento de habilidades relacionadas à escrita de palavras com correspondências regulares contextuais grafadas com <g= e com <gu=. Além disso, pode ser utilizada no enfrentamento de outras dificuldades ortográficas, dada a sua versatilidade e as diversas possibilidades de adaptação quanto à temática e ao nível de escolaridade. Assim, sinta-se à vontade para explorar, adaptar e colocar em prática esta proposta pedagógica.
Keywords: Língua portuguesa - ortografia e soletração
Letramento
Fonemática
Jogos educativos
Ortografia
Consciência fonológica
Jogos pedagógicos e lúdicos
Is part of: Jogue com garra! estratégias pedagógicas e lúdicas para o ensino da ortografia de "g" e de "gu" nos anos iniciais do ensino fundamental
Language: por
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22875
Appears in Collections:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSELI_OLIVEIRA_SOUSA-Caderno pedagogico.pdf16,96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.