Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22875
Document Type: | Caderno pedagógico |
Title: | Jogue com garra! G ou GU? |
Other Titles: | Estratégias pedagógicas e lúdicas para o ensino da ortografia de "g" e de "gu" nos anos iniciais do ensino fundamental |
Authors: | Sousa, Roseli de Oliveira |
Issue Date: | 2025 |
Advisor: | Nunes, Vanessa Gonzaga |
Resumo : | No exercício da prática docente, ainda nos deparamos com frequentes discussões acerca do ensino da ortografia, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com o intuito de contribuir para esse debate, apresentamos este Caderno Pedagógico, fruto de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras 3 PROFLETRAS. A investigação teve como objetivo principal compreender e propor estratégias para o aprimoramento da ortografia de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Aracaju 3 SE, os quais apresentavam dificuldades relacionadas às regularidades ortográficas que regem a grafia dos sons da letra <g=, com foco específico na distinção entre as grafias de <g= e de <gu=. O estudo realizado proporcionou embasamento teórico que orientou a elaboração de atividades pedagógicas com estratégias voltadas à superação das dificuldades ortográficas apresentadas pelos alunos. Dessa forma, buscamos socializar essas experiências com você, apresentando-as como uma prática exitosa que favoreceu uma aprendizagem significativa. As atividades propostas estão estruturadas a partir de textos e da contextualização de problemas ortográficos, utilizando recursos pedagógicos e lúdicos que, por meio do desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica, auxiliam no processo de ensino-aprendizagem da ortografia. Dentre esses recursos, destaca-se o jogo intitulado <Jogue com Garra! 3 Tabuleiro dos sons da letra g=, que visa promover a reflexão sobre as correspondências fonográficas da letra <g= 4 seja com valor de /g/ ou de /ʒ/ 4, bem como ensinar o uso adequado da letra <g= e do dígrafo <gu=. Esta proposta contribui de forma efetiva para o ensino da ortografia da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por favorecer o desenvolvimento de habilidades relacionadas à escrita de palavras com correspondências regulares contextuais grafadas com <g= e com <gu=. Além disso, pode ser utilizada no enfrentamento de outras dificuldades ortográficas, dada a sua versatilidade e as diversas possibilidades de adaptação quanto à temática e ao nível de escolaridade. Assim, sinta-se à vontade para explorar, adaptar e colocar em prática esta proposta pedagógica. |
Keywords: | Língua portuguesa - ortografia e soletração Letramento Fonemática Jogos educativos Ortografia Consciência fonológica Jogos pedagógicos e lúdicos |
Is part of: | Jogue com garra! estratégias pedagógicas e lúdicas para o ensino da ortografia de "g" e de "gu" nos anos iniciais do ensino fundamental |
Language: | por |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22875 |
Appears in Collections: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROSELI_OLIVEIRA_SOUSA-Caderno pedagogico.pdf | 16,96 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.