Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22903
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Olhei-me a mim, como se tu me olhasses : retratos dinâmicos da autoria como modos de subjetivação livres em The Souvenir (2019), de Joanna Hogg |
Autor : | Oliveira, Luiz Gustavo Melo de |
Fecha de publicación : | 12-abr-2025 |
Director(a): | Velasco, Diogo Cavalcanti |
Resumen: | Esta pesquisa busca perceber a autoria cinematográfica como uma relação estilística dinâmica formada pelas mútuas influências entre o cineasta e os elementos em cena a partir da análise ensaística do filme The Souvenir (2019), dirigido pela cineasta britânica Joanna Hogg. Para isso, tal autoria intersubjetiva é sustentada através do debate entre a câmera subjetiva indireta livre de Pasolini (1981), os modos de subjetivação de Foucault (2016), bem como os intercessores trazidos por Francisco Teixeira (2019). |
Resumen : | This research seeks to understand cinematographic autorship as a dynamic stylistic relationship formed by the mutual influences between the filmaker and the elements in the scene based on the essayistic analysis of the film The Souvenir (2019), directed by British filmaker Joanna Hogg. To this end, such intersubjective autorship is supported through the debate between Pasolini`s free indirect subjective camera (1981), Foucault`s modes of subjectivaction (2016), as well the intercessors brought by Francisco Teixeira (2019). |
Palabras clave : | Cinema Ensino superior (UFS) Modos de subjetivação Cinema britânico The Souvenir (Ficção) Modes of subjectivation British cinema Joanna Hogg Audiovisual Autofografia (Filme cinematográfico) |
Área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DCOS - Departamento de Comunicação Social – Cinema e Audiovisual – São Cristóvão – Presencial |
Citación : | Oliveira, Luiz Gustavo Melo de. Olhei-me a mim, como se tu me olhasses : retratos dinâmicos da autoria como modos de subjetivação livres em The Souvenir (2019), de Joanna Hogg. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Cinema e Audiovisual) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/22903 |
Aparece en las colecciones: | Comunicação Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luiz_Gustavo_Melo_Oliveira.pdf | 3,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.