Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23011
Tipo de Documento: Monografia
Título : Perfil sexual de gestantes atendidas em pré-natal de alto risco
Autor : Silva, Jacqueline Mazzotti Cavalcanti da
Fecha de publicación : 2013
Director(a): Dias, Júlia Maria Gonçalves
Resumen: Objetivo: Avaliar os problemas sexuais mais frequentes da gravidez pela associação entre fatores sociais e comportamentais. Método: Estudo transversal, descritivo, prospectivo e qualitativo no Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher, na cidade de Aracaju/SE. Amostra da pesquisa teve um total de 200 pacientes que assinaram o Termo de Consentimento. As diferenças entre proporções foram testadas por meio do teste Qui-quadrado de Pearson ou teste exato de Fisher e para a análise das comparações da média de duas amostras independentes, foi utilizado o teste estatístico de associação t de Student.. O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa cujo protocolo foi CAAE nº 15436913.5.0000.5546. Resultados: Em relação à presença de problemas sexuais na gestação, foi mais frequente em mulheres da capital com 66%, maior instrução 67% em pacientes com nível superior, com história de aborto 62%, no terceiro trimestre 63%, sem libido 64%, sem orgasmo 70%. O problema mais relatado foi dificuldade nas posições sexuais devido ao volume do abdome com 31%, o que justificaria a posição mais frequente ser os dois de lado com 56%. Conclusão: Problemas sexuais ocorrem com maior frequência em pacientes com maior escolaridade, no terceiro trimestre e com algum problema sexual prévio.
Palabras clave : Perfil gestacional
Problemas sexuais na gestação
Gestantes
Pré-natal
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DME - Departamento de Medicina – Aracaju - Presencial
Citación : SILVA, Jacqueline Mazzotti Cavalcanti da. Perfil sexual de gestantes atendidas em pré-natal de alto risco. 2013. 66f. Monografia (Graduação em Medicina) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2013.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23011
Aparece en las colecciones: Medicina

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Jacqueline_Mazzotti_Cavalcanti_da_Silva.pdf386,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.