Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23036
Tipo de Documento: Monografia
Título: Entrelinhas : comunicação e marketing na construção de conexões através da moda artesanal
Autor(es): Silva, Elaine Ferreira da
Silva, Izabela Martins
Ferreira, Jamille Santos
Reis, Karine Santos
Data do documento: 15-Abr-2025
Orientador: Braga, Claudomilson Fernandes
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma campanha experimental para uma marca sergipana de moda artesanal. O crochê, principal técnica utilizada na produção das peças, tem ganhado espaço entre o público jovem, apesar da forte influência do fast fashion, marcado por produção em massa e estética padronizada. Sua versatilidade e caráter manual permitem maior personalização, valorizando a identidade individual e a liberdade criativa na forma de se vestir. Para alcançar os objetivos de reconhecimento e expansão da marca, este trabalho adota uma metodologia exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. O foco é analisar estratégias e posicionamentos de marcas com propostas semelhantes, aplicando esses aprendizados à marca em questão. Além disso, busca-se alinhar essas práticas aos princípios do marketing reverso, valorizando um consumo mais consciente e engajado. Os resultados apresentados demonstram que marcas alinhadas aos ideais de valorização cultural e personalização se destacam como um diferencial no mercado, atraindo um público fiel e gerando lucro sem a necessidade de estimular um consumo excessivo. Essa abordagem fortalece a identidade da marca, criando conexões mais profundas com os consumidores e promovendo um modelo de negócios sustentável e engajado.
Abstract: This study aims to present an experimental campaign for a Sergipe-based artisanal fashion brand. Crochet, the main technique used in the production of its pieces, has been gaining popularity among younger audiences despite the strong influence of fast fashion, which is characterized by mass production and standardized aesthetics. Its versatility and handcrafted nature allow for greater personalization, emphasizing individual identity and creative freedom in fashion choices. To achieve the objectives of brand recognition and expansion, this study adopts an exploratory and descriptive methodology with a qualitative approach. The focus is on analyzing strategies and positioning of brands with similar proposals, applying these insights to the studied brand. Additionally, the goal is to align these practices with the principles of reverse marketing, promoting more conscious and engaged consumption. The results show that brands aligned with the ideals of cultural appreciation and personalization stand out as market differentials, attracting a loyal audience and generating profit without the need to encourage excessive consumption. This approach strengthens the brand's identity, fostering deeper connections with consumers and promoting a sustainable and engaged business model.
Palavras-chave: Publicidade
Ensino superior (UFS)
Moda
Empreendedorismo
Marketing reverso
Fashion
Handmade
Fast fashion
Entrepreneurship
Reverse marketing
Propaganda
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – São Cristóvão - Presencial
Citação: Silva, Elaine Ferreira da [et al.]. Entrelinhas : comunicação e marketing na construção de conexões através da moda artesanal. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Publicidade e Propaganda) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23036
Aparece nas coleções:Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elaine_Ferreira_Silva_&_Izabela_Martins_Silva_&_Jamille_Santos_Ferreira_&_Karine_Santos_Reis.pdf64,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.