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Tipo de Documento: Monografia
Título: A biologia evolutiva no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019 a 2024
Autor(es): Rosário, Milena Nascimento do
Data do documento: 24-Fev-2025
Orientador: Carmo, Ricardo Santos do
Resumo: A biologia Evolutiva é um eixo unificador da biologia e tem implicações diretas para a educação científica, mas sua abordagem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) permanece inexplorada na literatura acadêmica. Este estudo investiga quais tópicos sobre evolução biológica são exigidos dos estudantes nas questões de Biologia do ENEM e se sua abordagem é consistente com a literatura acadêmica em Biologia Evolutiva. Fundamenta-se na Teoria da Evolução, na Matriz de Referência do ENEM, e em princípios da avaliação educacional. A análise documental abrangeu 495 questões da área de Ciências da Natureza entre 2019 e 2024, das quais 172 pertencem à disciplina Biologia e 18 abordam Biologia Evolutiva. Os resultados revelam a centralidade do conceito de adaptação no exame, como parte do tópico “Evolução e padrões anatômicos e fisiológicos observados nos seres vivos”. Contudo, não são abordados os mecanismos que produzem as adaptações. Há repetição de questões sobre as adaptações que favoreceram a conquista do ambiente terrestre por angiospermas. Outra temática frequente é a especiação alopátrica, enquadrada no tópico “Aspectos genéticos da formação e manutenção da biodiversidade”. Em contrapartida, durante os seis anos em que o ENEM foi aplicado e reaplicado, não há nenhuma questão sobre evolução humana e tempo geológico, nenhuma questão sobre teorias evolutivas anteriores à teoria de Darwin. De fato, o tópico “Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies”, como a teoria de Lamarck e Buffon, é ignorado no exame nacional brasileiro. A presença de questões relacionadas à fragmentação de habitat e à conservação da biodiversidade sugere uma tentativa de explicitar as implicações dos estudos em Biologia Evolutiva para estratégias de conservação da biodiversidade. Para aprimorar o ensino de evolução, recomendamos a diversificação dos tópicos avaliados, maior integração com a genética molecular e o aumento da frequência de questões sobre interpretação filogenética. O estudo fornece subsídios para uma avaliação mais equilibrada da Biologia Evolutiva no ENEM.
Abstract: Evolutionary Biology is a unifying axis of Biology and has direct implications for Science education, but its approach in the National High School Exam (ENEM) remains unexplored in the academic literature. This study investigates which topics on biological evolution are required of students in the ENEM Biology questions and whether their approach is consistent with the academic literature on Evolutionary Biology. It is based on the Theory of Evolution, the ENEM Reference Matrix, and principles of educational assessment. The documentar analysis covered 495 questions from the area of Natural Sciences between 2019 and 2024, of which 172 belong to the subject of Biology and 18 address Evolutionary Biology. The results reveal the centrality of the concept of adaptation in the exam, as part of the topic "Evolution and anatomical and physiological patterns observed in living beings". However, the mechanisms that produce adaptations are not addressed. There are repeated questions on the adaptations that favored the conquest of the terrestrial environment by angiosperms. Another frequent theme is allopatric speciation, which is covered in the topic "Genetic aspects of the formation and maintenance of biodiversity". On the other hand, during the six years in which ENEM has been applied and re-applied, there has been no question on human evolution and geological time, no question on evolutionary theories prior to Darwin's theory. In fact, the topic of "pre-Darwinian explanations for the modification of species", such as the theory of Lamarck and Buffon, is ignored in the Brazilian national exam. The presence of questions related to habitat fragmentation and biodiversity conservation suggests an attempt to explain the implications of evolutionary biology studies for biodiversity conservation strategies. To improve the teaching of evolution, we recommend diversifying the topics assessed, better integrating them with molecular genetics and increasing the frequency of questions on phylogenetic interpretation. The study provides support for a more balanced assessment of Evolutionary Biology in ENEM.
Palavras-chave: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Biologia evolutiva
Ensino de biologia
Biologia
Evolução (Biologia)
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Evolutionary biology
Biology teaching
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBCI - Departamento de Biociencias - Presencial
Citação: ROSÁRIO, Milena Nascimento do. A biologia evolutiva no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019 a 2024. Itabaiana, 2025. 42 f. Monografia (graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana,SE, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23102
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