Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23175
Document Type: Dissertação
Title: Releitura ilustrada de poemas de Lau Siqueira
Authors: Santos, Liziane Bomfim dos
Issue Date: 10-Jun-2025
Advisor: Ramalho, Christina Bielinski
Resumo : Este trabalho apresenta uma proposta interdisciplinar de abordagem dos poemas de Lau Siqueira, visando ao aperfeiçoamento da leitura literária na sala de aula. Nesse sentido, propõe- se a releitura, por meio de atividades de ilustração, de poemas do escritor contemporâneo Lau Siqueira, com foco em textos que abordam temas sociais, visto que estes permitem reflexões importantes para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Pautado na perspectiva do ensino do poema em sala de aula, conforme Pinheiro (2000, 2018), e nas etapas de leitura propostas por Cosson (2009), este trabalho também se fundamenta na noção de subjetividade e na perspectiva do sujeito empírico de Rouxel (2012), além de estabelecer diálogo com as Artes Plásticas. O produto final é um caderno pedagógico que, por um lado, apresenta considerações e orientações para os professores sobre o trabalho com o gênero lírico em sala de aula e, por outro, descreve a metodologia utilizada para a releitura proposta. Espera-se, com esta produção, contribuir para a formação de leitores competentes e engajados, promovendo a visibilidade da poesia no contexto pedagógico.
Abstract: This work presents an interdisciplinary approach to poems by Lau Siqueira, aimed at improving literary reading of poems in the classroom. In this sense, it proposes the re-reading, through illustration activities, of poems by contemporary writer Lau Siqueira, with a focus on poems that address social issues, since they allow important reflections to develop the student's critical sense. Based on Pinheiro’s (2000, 2018) perspective of teaching the poem in the classroom and Cosson’s (2009) stages of reading, this work is also based on Rouxel’s (2012) subjectivity and perspective of the empirical subject, as well as dialog with the Plastic Arts. The product is a pedagogical notebook which, on the one hand, presents considerations and guidelines for teachers on working with the lyric genre in the classroom, and, on the other, details the methodology used for the proposed rereading. It is hoped that this production will help to train competent and engaged readers, promoting the visibility of poetry in the pedagogical context.
Keywords: Leitura literária
Lau Siqueira
Releitura de poemas
Leitura - Desenvolvimento
Leitura - Estudo e ensino
Incentivo à leitura
Poesia brasileira
Literary reading
Rereading poems
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citation: SANTOS, Liziane Bomfim dos. Releitura ilustrada de poemas de Lau Siqueira. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23175
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LIZIANE_BOMFIM_SANTOS.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.