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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23182
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | O papel da biblioteca e do bibliotecário na formação de leitores críticos : um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira |
Autor(es): | Santana, Catarina Rios |
Data do documento: | 8-Abr-2025 |
Orientador: | Carvalho, Telma de |
Resumo: | Este estudo investigou as ações culturais de incentivo à leitura promovidas pela Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira, com foco no desenvolvimento do senso crítico entre seus frequentadores juvenis, com idade entre 9 e 10 anos, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 10 (Redução das Desigualdades). O objetivo geral foi avaliar se as iniciativas culturais voltadas à promoção da leitura implementadas pela biblioteca contribuem efetivamente para a formação de leitores críticos e como essas ações estão alinhadas com os ODS. A pesquisa teve como objetivos específicos analisar as práticas da biblioteca em relação aos ODS, identificar métodos eficazes para estimular a criticidade nos jovens e avaliar as estratégias adotadas pela instituição para promover o desenvolvimento do senso crítico nesse público. A abordagem utilizada foi descritiva, bibliográfica e qualitativa, com a aplicação do estudo de caso. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com a gestora da biblioteca, além de questionários aplicados a alunos de uma escola municipal que participaram voluntariamente das atividades culturais promovidas pela instituição. Também foi realizado um levantamento bibliográfico em bases de dados especializadas, buscando fundamentar teoricamente o estudo e identificar práticas que favoreçam tanto o incentivo à leitura quanto ao desenvolvimento do pensamento crítico. Os resultados revelaram que as ações culturais realizadas pela biblioteca, como clubes de leitura, oficinas de escrita criativa e rodas de leitura, têm um impacto significativo no desenvolvimento do pensamento reflexivo dos jovens. Essas atividades proporcionam acesso a uma diversidade de saberes, estimulando debates sobre questões sociais e culturais, e ampliando a capacidade crítica dos participantes. Além disso, a biblioteca adotou estratégias inclusivas e estabeleceu parcerias institucionais, o que fortaleceu o ambiente educativo. Contudo, observou-se resistência por parte de alguns jovens em relação ao hábito da leitura, o que sugere a necessidade de ajustes nas abordagens adotadas para engajar mais efetivamente esse público. Conclui-se que as iniciativas culturais da Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira desempenham um papel relevante na formação de cidadãos críticos e informados, destacando a importância das bibliotecas públicas na promoção da educação e no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente no que se refere à educação de qualidade e à redução das desigualdades sociais. |
Abstract: | This study investigated the cultural actions to promote reading carried out by the Ivone de Menezes Vieira Municipal Public Library, focusing on the development of critical thinking among its young visitors, aged between 9 and 10 years, in line with the Sustainable Development Goals (SDGs) of the 2030 Agenda, particularly SDG 4 (Quality Education) and SDG 10 (Reduced Inequalities). The main goal was to assess whether the cultural initiatives aimed at promoting reading implemented by the library contribute effectively to the formation of critical readers and how these actions align with the SDGs. Specific objectives included analyzing the library's practices in relation to the SDGs, identifying effective methods for stimulating critical thinking in youth, and evaluating the strategies adopted by the library to foster critical thinking development in this audience. The research followed a descriptive, bibliographical, and qualitative approach, using a case study. Data collection was carried out through interviews with the library's manager and questionnaires applied to students from a municipal school who voluntarily participated in the library's cultural activities. A bibliographical survey was also conducted in specialized databases to theoretically support the study and identify practices that encourage both reading and critical thinking. The results showed that the cultural activities offered by the library, such as reading clubs, creative writing workshops, and reading circles, significantly impact the development of reflective thinking in youth. These activities provide access to diverse knowledge, stimulate debates on social and cultural issues, and expand the participants' critical capacity. Moreover, the library has adopted inclusive strategies and established institutional partnerships, which have strengthened the educational environment. However, some resistance was observed among certain youths towards the reading habit, suggesting the need for adjustments in approaches to more effectively engage this audience. The study concludes that the cultural initiatives of the Ivone de Menezes Vieira Municipal Public Library play a significant role in forming critical and informed citizens, highlighting the importance of public libraries in promoting education and achieving the Sustainable Development Goals, especially regarding quality education and the reduction of social inequalities. |
Palavras-chave: | Biblioteconomia Ensino superior (UFS) Ações culturais Bibliotecas públicas Desenvolvimento do senso crítico Educação de qualidade Promoção da leitura Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Ciência da informação Cultural activities Public libraries Critical thinking development Quality education Reading promotion Agenda 2030 Redução das desigualdades Documentação |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Santana, Catarina Rios. O papel da biblioteca e do bibliotecário na formação de leitores críticos : um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23182 |
Aparece nas coleções: | Ciência da Informação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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