Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23234
Document Type: Monografia
Title: A variação linguística no ENEM : análise sociolinguística de questões de língua portuguesa
Authors: Santos, Thayná Jesus dos
Issue Date: 11-Sep-2025
Advisor: Costa, Luiz Rosalvo
Resumo : O presente trabalho tem como tema a variação linguística no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), buscando compreender de que forma essa dimensão da língua é contemplada nas provas de Língua Portuguesa. A pesquisa justifica-se pela relevância da variação linguística como conteúdo imprescindível no ensino de língua materna, reconhecido, já nos anos 1990, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e, recentemente, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que assinalam a diversidade linguística como elemento constitutivo da identidade cultural brasileira. O estudo tem como objetivo geral analisar como a variação linguística aparece nas provas do ENEM, investigando de que formas a abordagem reflete proposições sociolinguísticas e contempla a questão do preconceito linguístico. De modo específico, buscou-se identificar os tipos de variação presentes nas questões, observar a evolução do tratamento da temática ao longo dos anos e analisar relações do exame com as diretrizes oficiais de ensino. A metodologia adotada foi qualitativa e descritiva, fundamentada na Sociolinguística Variacionista, com análise comparativa de questões de três edições do ENEM: 2016, 2020 e 2024. Os resultados indicaram que a presença da variação linguística evoluiu de uma abordagem pontual e ilustrativa, em 2016, para um tratamento mais crítico e contextualizado em 2024, aproximando-se das orientações da BNCC, ainda que de forma limitada.
Abstract: This study focuses on the theme of linguistic variation in the National High School Examination (ENEM), seeking to understand how this dimension of language is addressed in the Portuguese Language tests. The research is justified by the relevance of linguistic variation as an essential component in mother-tongue education, recognized since the 1990s in the National Curriculum Parameters (PCNs) and, more recently, in the National Common Curricular Base (BNCC), both of which highlight linguistic diversity as a constitutive element of Brazilian cultural identity. The general objective of this study is to analyze how linguistic variation appears in ENEM exams, investigating the ways in which the approach reflects sociolinguistic principles and addresses the issue of linguistic prejudice. Specifically, the research aimed to identify the types of variation present in the questions, to observe the evolution of the theme over the years, and to examine the exam’s relationship with official teaching guidelines. The methodology adopted was qualitative and descriptive, grounded in Variationist Sociolinguistics, through a comparative analysis of exam questions from three ENEM editions: 2016, 2020, and 2024. The results indicated that the presence of linguistic variation evolved from a punctual and illustrative approach in 2016 to a more critical and contextualized treatment in 2024, moving closer to BNCC guidelines, albeit in a limited way.
Keywords: Variação linguística
Sociolinguística
ENEM
Ensino de Língua Portuguesa
Preconceito linguístico
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Linguistic variation
Sociolinguistics
Portuguese Language Teaching
Linguistic prejudice
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citation: SANTOS, Thayná Jesus dos. A variação linguística no ENEM: análise sociolinguística de questões de língua portuguesa. 2025. 37 f. TCC (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23234
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thayna_Jesus_Santos.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.