Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23327
Document Type: | Dissertação |
Title: | A mise em scène e o cinema de ação: a autoria na franquia Missão Impossível |
Authors: | Oliveira, Douglas Felipe dos Santos |
Issue Date: | 24-Feb-2025 |
Advisor: | Mendonça, Fernando de |
Resumo : | Esta pesquisa investiga a autoria no cinema a partir da franquia de ação Missão: Impossível (1996-2023). Dividida em duas partes, a primeira examina a poética do cinema de ação, suas dinâmicas industriais e abordagens estilísticas, fundamentando-se em teorias da estética cinematográfica e nos estudos de Jacques Aumont, David Bordwell, Gilles Deleuze, Luiz Carlos Oliveira Jr., Jennifer M. Barker, entre outros. Essa seção problematiza a relação entre as convenções do gênero e a inovação artística, destacando o espetáculo físico e a técnica como elementos-chave do discurso autoral no cinema de ação. Na segunda parte, os filmes da franquia são analisados sob a direção de cineastas como Brian De Palma, John Woo, J.J. Abrams, Brad Bird e Christopher McQuarrie, investigando como cada um imprime sua marca autoral por meio da mise en scène e da construção da imagem-síntese de Tom Cruise. Além disso, o trabalho corporal do ator é examinado como parte central desse processo, evidenciando sua influência estética ao longo da série. |
Abstract: | This research investigates authorship in cinema through the Mission: Impossible action franchise (1996–2023). Divided into two parts, the first examines the poetics of action cinema, its industrial dynamics, and stylistic approaches, drawing on theories of cinematic aesthetics and the works of Jacques Aumont, David Bordwell, Gilles Deleuze, Luiz Carlos Oliveira Jr., Jennifer M. Barker, among others. This section explores the relationship between genre conventions and artistic innovation, highlighting physical spectacle and technique as key elements of the auteur discourse in action cinema. The second part analyzes the films in the franchise under the direction of filmmakers such as Brian De Palma, John Woo, J.J. Abrams, Brad Bird, and Christopher McQuarrie, investigating how each director leaves their authorial imprint through mise en scène and the construction of Tom Cruise’s synthesized image. Additionally, the actor’s physical performance is examined as a central aspect of this process, emphasizing his aesthetic influence throughout the series. |
Keywords: | Cinema Filmes de ação e aventura Indústria cinematográfica Autoria cinematográfica Mise en scène Estudos atorais Corpo - Cinema Indústria Missão impossível Action cinema Cinematographic authorship Actoral studies Body - Cinema Industry Mission impossible |
Subject CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema |
Citation: | OLIVEIRA, Douglas Felipe dos Santos. A mise em scène e o cinema de ação: a autoria na franquia Missão Impossível. 2025. 104 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23327 |
Appears in Collections: | Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DOUGLAS_FELIPE _SANTOS_OLIVEIRA.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.