Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23438
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Relação de saberes e práticas pedagógicas dos professores do Colégio de Aplicação com alunos em situação de fracasso escolar
Autor(es): Santos, Mariana Saturnino dos
Data do documento: 31-Jul-2025
Orientador: Charlot, Veleida Anahí Cápua da Silva
Coorientador: Nunes, Suzana Mary de Andrade
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas e relações de saberes de professores com alunos em situação de fracasso escolar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP). Para responder à questão norteadora “Quais as relações de saberes e práticas pedagógicas estabelecidas pelos professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe?”, objetivou-se investigar a relação de saberes e práticas pedagógicas desses professores. Além disso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar as práticas pedagógicas dos professores do CODAP que atuam no 6o e 9o ano; avaliar indicadores educacionais do CODAP; dialogar com as concepções teóricas e os saberes dos professores a respeito das situações de fracasso escolar. Com uma metodologia quali-quantitativa, a pesquisa utilizou a análise de dados educacionais do CODAP, além da entrevista com professores e a observação das práticas pedagógicas em sala de aula. Os resultados evidenciam que o CODAP é um colégio modelo, com notáveis índices de aprovação, docentes especializados e recursos pedagógicos variados, consolidando-se como referência em educação pública e democratização em Sergipe.
Abstract: This research project studies the pedagogical practices and knowledge relationships of teachers in addressing school failure at the Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP). The central guiding question is: "What are the knowledge relationships and pedagogical practices established by teachers at the Colégio de Aplicação of the Federal University of Sergipe?" To answer this question, the general objective was to investigate the knowledge relationship and pedagogical practices carried out by these teachers. The specific objectives were to: analyze the pedagogical practices of CODAP teachers who work with 6th and 9th graders; evaluate CODAP's educational indicators; and engage with the theoretical conceptions and knowledge of teachers regarding school failure. Using a quali-quantitative methodology, the research employed an analysis of CODAP's educational data, as well as interviews with teachers and observation of pedagogical practices applied in the classroom. The results show that CODAP is a model school, with notable approval rates, specialized teachers, and varied pedagogical resources, positioning the school as a reference in public education and democratization in Sergipe.
Palavras-chave: Educação
Ensino fundamental
Fracasso escolar
Praticas pedagógicas
Universidade Federal de Sergipe
Colégio de Aplicação
Saberes
School failure
Pedagogical practices
Knowledge
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Mariana Saturnino dos. Relação de saberes e práticas pedagógicas dos professores do Colégio de Aplicação com alunos em situação de fracasso escolar. 2025. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23438
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA_SATURNINO_SANTOS.pdf7,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.