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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23466
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Terminologia clínica de diagnósticos da oncologia pediátrica no Guia Beaba do Câncer |
Autor : | Noia, Renato Ezequiel |
Fecha de publicación : | 28-feb-2025 |
Director(a): | Marengo, Sandro Marcío Drumond Alves |
Resumen: | A dissertação examina a terminologia clínica utilizada nos diagnósticos oncológicos pediátricos apresentados no Guia Beaba do Câncer (2021), um material desenvolvido para facilitar a compreensão da linguagem médica por crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. O estudo se insere no campo da Acessibilidade Textual e Terminológica (ATT) e do letramento em saúde, com foco na avaliação da legibilidade e leiturabilidade dos termos utilizados no guia. O problema central investigado refere-se à real acessibilidade dos verbetes da categoria DIAGNÓSTICO do guia para crianças de 4 a 12 anos, verificando se a simplificação proposta facilita a compreensão desse público. A hipótese levantada é a de que a complexidade lexical e estrutural dos termos pode comprometer a sua legibilidade. O alicerce teórico da pesquisa se baseia na Acessibilidade Textual e Terminológica (ATT), fundamentada em Finatto (2022) e Temmerman (2000), que discutem a importância da terminografia para a clareza dos conceitos especializados. A pesquisa também considera estudos sobre letramento em saúde, conforme Mancuso (2008), que destaca o papel da experiência e do contexto na compreensão de informações médicas. Além disso, são aplicados critérios de legibilidade e leiturabilidade baseados nos modelos de Dubay (2004) e nos testes Coleman-Liau e Gunning Fog Index, utilizados para medir a complexidade textual. O objetivo geral da dissertação é analisar quatro verbetes: carcinoma, leucemia, linfoma e sarcoma, presentes no Guia Beaba do Câncer (2021) para determinar se eles possuem um nível adequado de leiturabilidade e legibilidade para crianças de 4 a 12 anos. Os objetivos específicos incluem a identificação dos verbetes pertencentes à categoria DIAGNÓSTICO, a organização desses termos a partir dos tipos de câncer (Vieira, 2016) e a descrição do nível de acessibilidade terminológica dos verbetes, comparando-os com definições técnicas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Metodologicamente, a pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo, com a análise textual dos verbetes do guia e a aplicação de métricas de legibilidade. O corpus é composto pelos quatro verbetes supracitados. O estudo também considera aspectos estruturais e gráficos do guia, observando a disposição dos termos, o uso de recursos visuais e a presença de explicações complementares. O estudo destaca a necessidade de estratégias linguísticas que conciliem precisão científica e clareza para diferentes públicos, sobretudo crianças, como aquelas que enfrentam um diagnóstico oncológico. Dessa forma, a dissertação evidencia a relevância de uma abordagem interdisciplinar na construção de materiais educativos voltados para o público infantojuvenil, contribuindo para o avanço do letramento em saúde e para a melhoria da comunicação entre profissionais da área médica e seus pacientes. |
Resumen : | The dissertation examines the clinical terminology used in pediatric oncology diagnoses presented in the Beaba Cancer Guide (2021), a material developed to facilitate children’s and adolescents’ understanding of medical language during cancer treatment. The study is situated within the field of Textual and Terminological Accessibility (TTA) and health literacy, focusing on the evaluation of the readability and comprehensibility of the terms used in the guide. The central research question concerns the actual accessibility of the entries in the DIAGNOSIS category of the guide for children aged 4 to 12, assessing whether the proposed simplification truly aids comprehension for this age group. The hypothesis is that the lexical and structural complexity of the terms may hinder their readability. The theoretical foundation is based on Textual and Terminological Accessibility (TTA), drawing from Finatto (2022) and Temmerman (2000), who discuss the importance of terminography in clarifying specialized concepts. The research also considers studies on health literacy, particularly those by Mancuso (2008), who emphasizes the role of experience and context in understanding medical information. Additionally, readability and comprehensibility criteria are applied based on Dubay’s (2004) models and the Coleman-Liau and Gunning Fog Index tests, which are used to assess textual complexity. The general objective of the dissertation is to analyze four entries carcinoma, leukemia, lymphoma, and sarcoma—featured in the Beaba Cancer Guide (2021), in order to determine whether they present an adequate level of readability and comprehensibility for children aged 4 to 12. The specific objectives include identifying the entries in the DIAGNOSIS category, organizing these terms based on cancer types (Vieira, 2016), and describing the level of terminological accessibility of the entries by comparing them to the technical definitions provided by the Brazilian National Cancer Institute (INCA). Methodologically, the research combines both qualitative and quantitative approaches, including textual analysis of the guide’s entries and the application of readability metrics. The corpus consists of the four aforementioned entries. The study also takes into account structural and visual aspects of the guide, such as the layout of terms, the use of visual aids, and the presence of supplementary explanations. The study highlights the need for linguistic strategies that balance scientific accuracy with clarity for diverse audiences—especially children facing an oncology diagnosis. Thus, the dissertation underscores the importance of an interdisciplinary approach in the development of educational materials aimed at children and adolescents, contributing to the advancement of health literacy and improving communication between medical professionals and their young patients. |
Palabras clave : | Linguagem Terminologia Acessibilidade textual Câncer infantil - Diagnóstico Legibilidade Leiturabilidade Guia Beaba do Câncer Terminology Textual accessibility Childhood cancer - Diagnosis Readability Comprehensibility |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Letras |
Citación : | NOIA, Renato Ezequiel. Terminologia clínica de diagnósticos da oncologia pediátrica no Guia Beaba do Câncer. 2025. 82 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23466 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Letras |
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