Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23534
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Desafios no acesso e na permanência de pessoas com deficiência no ensino regular em Sergipe |
Autor : | Cardoso, Chirlei Cirino |
Fecha de publicación : | 19-sep-2025 |
Director(a): | Silva, Rafael Barbosa Calumbi da |
Resumen: | Este trabalho abordou os desafios no acesso e na permanência dos alunos com deficiência no ensino regular de Sergipe. A pesquisa teve como objetivo geral: analisar os desafios no acesso e na permanência dos alunos com deficiência no ensino regular de Sergipe, e como objetivos específicos: investigar o contexto histórico da educação especial em Sergipe; analisar os elementos sociodemográficos dos estudantes com deficiência matriculados em Sergipe; identificar os desafios do acesso e da permanência em Sergipe. Para alcançar esses objetivos o trabalho foi desenvolvido com abordagem quanti-qualitativa, para compreender os principais elementos que permeiam o tema pesquisado, esse tipo de investigação permite analisar o objeto a partir do contexto em que se insere, considerando suas relações e características estruturais. O referencial teórico foi construído a partir da leitura de dissertações, teses, artigos e revistas específicas, que forneceram subsídios para análise do objeto de estudo. Foi buscado autores que abordam o tema sob a perspectiva crítico-dialética, pois esse enfoque permite compreender a realidade de forma integral, aprendendo a interação da dinâmica entre o individual e o coletivo, inserindo o tema em seu contexto sócio-histórico, ou seja, considerando tanto a conjuntura quanto a estrutura da sociedade. Para a coleta de dados, foram utilizadas informações fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através das tabelas de Pessoas com Deficiência e as Desigualdades Sociais no Brasil, pelas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência – SISDEF, pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE) em parceira com o Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Rodrigues Mendes em parceria com Instituto Unibanco, Centro Lemann, Todos Pela Educação e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Ao considerar os resultados, o estudo aponta que a inclusão escolar no Estado de Sergipe exige um compromisso coletivo, que envolva o poder público, os profissionais da educação, as famílias e a sociedade em geral. Trata-se de uma tarefa que ultrapasse o cumprimento de normas legais e convoca para a construção de uma cultura educacional fundada na equidade, na justiça social e no respeito à diversidade humana. |
Resumen : | This study addressed the challenges faced by students with disabilities in accessing and remaining in mainstream education in Sergipe. The general objective of the research was to analyze the challenges faced by students with disabilities in accessing and remaining in mainstream education in Sergipe, and the specific objectives were to investigate the historical context of special education in Sergipe; analyze the sociodemographic characteristics of students with disabilities enrolled in Sergipe; and identify the challenges of access and retention in Sergipe. To achieve these objectives, the study was developed using a quantitative-qualitative approach to understand the main elements that permeate the researched topic. This type of investigation allows for analysis of the object based on the context in which it is inserted, considering its relationships and structural characteristics. The theoretical framework was constructed based on the reading of dissertations, theses, articles, and specific journals, which provided support for the analysis of the object of study. Authors who address the topic from a critical-dialectical perspective were sought, as this approach allows for a comprehensive understanding of reality, learning about the interaction between individual and collective dynamics, placing the topic in its socio-historical context, that is, considering both the current situation and the structure of society. For data collection, information provided by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) was used, through tables on People with Disabilities and Social Inequalities in Brazil, information from the Continuous National Household Sample Survey (PNAD Contínua), the National Disability Information System (SISDEF), the Economic Research Institute Foundation (FIPE) in partnership with the Ministry of Education (MEC), and the Rodrigues Mendes Institute in partnership with the Unibanco Institute, the Lemann Center, Todos Pela Educação, and the United Nations Children's Fund (UNICEF). Considering the results, the study points out that school inclusion in the state of Sergipe requires a collective commitment involving public authorities, education professionals, families, and society in general. It is a task that goes beyond compliance with legal norms and calls for the construction of an educational culture based on equity, social justice, and respect for human diversity. |
Palabras clave : | Serviço social Ensino superior (UFS) Pessoa com deficiência (Educação) Pessoas com necessidades específicas Evasão escolar (Sergipe, SE) Inclusão (Educação) Educação especial (Sergipe, SE) Persons with disabilities Permanence Inclusion |
Área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DSS - Departamento de Serviço Social – São Cristóvão - Presencial |
Citación : | Cardoso, Chirlei Cirino. Desafios no acesso e na permanência de pessoas com deficiência no ensino regular em Sergipe. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23534 |
Aparece en las colecciones: | Serviço Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Chirlei_Cirino_Cardoso.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.