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Document Type: Dissertação
Title: Projeto de vida: para além de um componente curricular
Authors: Morais, Jociela Barboza
Issue Date: 30-Jun-2025
Advisor: Araújo, Yzila Liziane Farias Maia de
Resumo : A educação contemporânea enfrenta o desafio de se transformar em um espaço de formação integral, onde o estudante não seja apenas um receptor passivo de informações, mas um protagonista ativo no processo de aprendizado. Nesse contexto, o Projeto de Vida do estudante emerge como uma dimensão central e essencial no fazer pedagógico. Este estudo tem como objetivo analisar a importância do Projeto de Vida na prática educativa, destacando sua relação intrínseca com os processos de ensino e aprendizagem e suas implicações para a formação integral do indivíduo, promovendo sua autonomia e engajamento na construção de suas trajetórias pessoais e profissionais, em um mundo BANI (acrônimo em inglês para "frágil, ansioso, não linear e incompreensível"). Além disso, o estudo estabelece conexões entre o aprendizado escolar e a realidade dos estudantes, tornando a educação mais significativa e contextualizada, conforme aporte metodológico de Bernard Charlot, Paulo Freire, Edgar Morin, Gardner, Jamais Cáscio, Goleman, Antonio Carlos Gomes da Costa, William Damon, Base Nacional Comum Curricular, Normativas e Cadernos Formativos da Escola da Escolha do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos, envolvendo estudantes e professores. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário misto on-line, que incluiu perguntas em escala Likert e abertas. A amostra incluiu estudantes que cursaram o ensino médio entre 2017 e 2019 em escolas de tempo integral. Os dados foram analisados utilizando a análise temática, permitindo uma compreensão mais profunda das percepções dos estudantes sobre o Projeto de Vida. A amostra também envolveu professores e coordenadores de área das dezesseis escolas que iniciaram a implantação desse componente curricular em 2017, sendo esse uma metodologia de êxito nas escolas foco da pesquisa. A análise de conteúdo de Bardin (2003) foi aplicada para identificar categorias e subcategorias a partir das respostas. Dessa forma, essa metodologia quantitativa e qualitativa pode possibilitar uma exploração rica das experiências e desafios enfrentados pelos docentes e gestores ao trabalhar o Projeto de Vida. Os resultados indicam que trabalhar o projeto de vida impactou positivamente no fazer pedagógico humanizado dos professores, que, ao trabalhar intencionalmente, olhando o estudante na sua singularidade, isso contribuiu para suas decisões a curto, médio e longo prazo, tanto nos estudos, mercado de trabalho, quanto na vida pessoal. Entretanto, também foram identificados desafios, como a falta de materiais adequados e o despreparo de alguns professores para a execução do componente. Apesar dessas dificuldades, atualmente, muitos estudantes estão no processo de realização de seus Projetos de Vida em um número expressivo, já cursando ou concluindo o ensino superior. Esses resultados reforçam a necessidade de uma abordagem mais integrada e atenta ao Projeto de Vida dentro da organização escolar. Por fim, espera-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir para uma reflexão crítica sobre o Projeto de Vida na promoção do fortalecimento de uma educação integral, quanto à necessidade de uma abordagem multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar que vise ao fortalecimento do protagonismo autêntico dos estudantes e sua conexão para além da sala de aula.
Abstract: Contemporary education faces the challenge of transforming itself into a space of integral formation, where the student is not merely a passive recipient of information but an active protagonist in the learning process. In this context, the Student Life Project (Projeto de Vida) emerges as a central and essential dimension in pedagogical practice. This study aims to analyze the importance of the Student Life Project in educational practice, highlighting its intrinsic relationship with teaching and learning processes and its implications for the integral development of the individual, fostering autonomy and engagement in the construction of personal and professional trajectories within a BANI world (fragile, anxious, nonlinear, and incomprehensible). Furthermore, the study establishes connections between school learningand students’ realities, making education more meaningful and contextualized, supported by the methodological contributions of Bernard Charlot, Paulo Freire, Edgar Morin, Gardner, Jamais Cáscio, Goleman, Antonio Carlos Gomes da Costa, William Damon, the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC), and the normative and formative documents of the “Escola da Escolha” program by the Instituto de Corresponsabilidade pela Educação. The research was conducted through a mixed-method approach, combining quantitative and qualitative procedures, and involving students and teachers. Data collection was carried out through an online mixed questionnaire, which included Likert scale items and open-ended questions. The sample included students who attended full-time high schools between 2017 and 2019. Data analysis was based on thematic analysis, enabling a deeper understanding of students’ perceptions regarding the Student Life Project. The sample also involved teachers and area coordinators from the sixteen schools that began implementing this curricular component in 2017, recognized as a successful methodology within the institutions under study. Bardin’s (2003) content analysis was applied to identify categories and subcategories from the responses. This quantitative and qualitative methodology allowed for a rich exploration of the experiences and challenges faced by teachers and administrators in working with the Student Life Project. The findings indicate that implementing the Student Life Project had a positive impact on the humanized pedagogical practice of teachers who, by intentionally considering the uniqueness of each student, contributed to decision-making in the short, medium, and long term, both in academic and professional choices and in personal life. However, challenges were also identified, such as the lack of adequate materials and the insufficient preparation of some teachers for implementing the component. Despite these limitations, a significant number of students are currently in the process of realizing their Student Life Projects, many of whom are already attending or have completed higher education. These results reinforce the need for a more integrated and attentive approach to the Student Life Project within school organization. Finally, it is expected that the findings of this research will contribute to a critical reflection on the Student Life Project in strengthening integral education and highlight the necessity of a multidisciplinary, interdisciplinary, and transdisciplinary approach aimed at consolidating authentic student protagonism and fostering connections beyond the classroom.
Keywords: Educação
Ensino médio
Base Nacional Comum Curricular
Competências socioemocionais
Escola em tempo integral
National common core curriculum
Socioemotional competencies
Holistic education
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: MORAIS, Jociela Barboza. Projeto de vida: para além de um componente curricular. 2025. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23625
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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