Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23630
Document Type: Dissertação
Title: Protocolos verbais para análise da compreensão leitora em práticas de leitura argumentativa no ensino fundamental (anos finais)
Authors: Jesus, Taiana Menezes de
Issue Date: 16-Jul-2025
Advisor: Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Resumo : A leitura argumentativa é entendida como uma prática complexa que envolve diferentes situações comunicativas que requer dos sujeitos a percepção das posições assumidas no discurso, e isso deve ser feito levando em consideração desde o processamento do material gráfico verbal, passando pela decodificação de sílabas, palavras, sintagmas, a fim de construir significações de modo crítico e estabelecer sentidos para a escrita (Azevedo; Monte; Reis, 2021; Grácio 2010). Com isso, espera-se que o leitor seja capaz de identificar o assunto em questão, conhecer os diferentes pontos de vista presentes no texto, aqueles que dialogam entre si, os argumentos que sustentam os pontos de vista, entre outros aspectos (Azevedo et al., 2023). É necessário, ainda, entender como ocorre a compreensão neste tipo de leitura. Assim, o presente estudo tem como objetivo principal investigar o processamento e compreensão da leitura argumentativa em crianças do 6° ano do Ensino Fundamental, por meio da coleta de dados via protocolos verbais coocorrentes. A investigação parte do pressuposto de que os protocolos verbais podem apresentar um panorama dos processos cognitivos que acontecem durante a leitura por meio do autorrelato em voz alta (Afflerbach; Pressley, 1995). Para alcançar o objetivo principal, a pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada por meio da análise sistemática de trabalhos já publicados aliada à pesquisa de campo com coleta de dados orais por meio de protocolos verbais. No que concerne à fundamentação teórica, esta pesquisa alinha-se ao conceito de argumentação interacional, definido por Grácio (2010; 2013a; 2016) como disciplina crítica de leitura e interação entre as perspectivas inerentes à discursividade e cuja divergência os argumentadores tematizam em torno de um tema em questão. Além disso, o processo de compreensão leitora é entendido sob a perspectiva de Marcuschi (1985; 2008; 2011), a qual pressupõe a sua ligação direta com o ato de inferir. As contribuições de Afflerbach e Pressley (1995) e Souza e Rodrigues (2008) respaldaram o uso dos protocolos verbais nesta pesquisa acerca da compreensão leitora, os quais se mostraram eficientes na coleta de dados por busca de detalhes do processamento da compreensão leitora. Os resultados indicam que a maior parte dos sujeitos participantes não possuem as competências necessárias para compreender textos argumentativos, visto que não conseguiram identificar o assunto em questão e os pontos de vista conflitantes no texto. Observa-se também que a falta de conhecimento do instrumento (texto argumentativo) pode ter influenciado no resultado, visto que apenas um dos sujeitos conseguiu demonstrar um nível satisfatório de compreensão. Concluiu-se que o ensino da leitura argumentativa se faz necessário para a etapa de ensino participante ao saber que a sua compreensão requer o exercício do pensamento crítico e analítico, o que possibilita a formação de estudantes autônomos e cidadãos conscientes e socialmente participativos.
Abstract: Argumentative reading is understood as a complex practice that involves different communicative situations that require subjects to perceive the positions taken in discourse, and this must be done taking into account everything from the processing of verbal graphic material to the decoding of syllables, words, and phrases in order to construct meanings critically and establish meanings for writing (Azevedo; Monte; Reis, 2021; Grácio 2010). With this, it is expected that the reader will be able to identify the subject in question, understand the different points of view present in the text, those that dialogue with each other, the arguments that support the points of view, among other aspects (Azevedo et al., 2023). It is also necessary to understand how comprehension occurs in this type of reading. Thus, the main objective of this study is to investigate the processing and comprehension of argumentative reading in 6th-grade elementary school children, through data collection via co-occurring verbal protocols. The investigation is based on the assumption that verbal protocols can provide an overview of the cognitive processes that occur during reading through self-reporting aloud (Afflerbach; Pressley, 1995). To achieve the main objective, the qualitati e research was conducted through the systematic analysis of previously published works combined with field research involving the collection of oral data through verbal protocols. In terms of theoretical foundation, this research aligns with the concept of interactional argumentation, defined by Grácio (2010; 2013a; 2016) as a critical discipline of reading and interaction between perspectives inherent to discursivity, whose divergence is thematized by the argumenters around a given topic. In addition, the process of reading comprehension is understood from the perspective of Marcuschi (1985; 2008; 2011), which presupposes its direct connection with the act of inference. The contributions of Afflerbach and Pressley (1995) and Souza and Rodrigues (2008) supported the use of verbal protocols in this research on reading comprehension, which proved to be efficient in collecting data by searching for details of reading comprehension processing. The results indicate that most of the participating subjects do not have the necessary skills to understand argumentative texts, since they were unable to identify the subject in question and the conflicting points of view in the text. It is also observed that the lack of knowledge of the instrument (argumentative text) may have influenced the result, since only one of the subjects was able to demonstrate a satisfactory level of comprehension. It was concluded that the teaching of argumentative reading is necessary for the participatory stage of education, given that its comprehension requires the exercise of critical and analytical thinking, which enables formation of autonomous students and conscious and socially participatory citizens.
La lectura argumentativa se entiende como una práctica compleja que involucra diferentes situaciones comunicativas, en las que se requiere de los sujetos la percepción de las posiciones asumidas en el discurso, lo cual debe hacerse teniendo en cuenta desde el procesamiento del material gráfico verbal, pasando por la decodificación de sílabas, palabras, sintagmas, con el fin de construir significados de manera crítica, estableciendo sentidos para la escritura (Azevedo; Monte; Reis, 2021; Grácio, 2010). De esa manera, se espera que el lector sea capaz de identificar el tema en cuestión, conocer los diferentes puntos de vista presentes en el texto, aquellos que dialogan entre sí, los argumentos que sostienen esos puntos de vista, entre otros aspectos (Azevedo et al., 2023). Además, es necesario comprender cómo ocurre la comprensión en este tipo de lectura. Así, el principal objetivo de este estudio es investigar el procesamiento y la comprensión de la lectura argumentativa en niños de 6° grado de la Educación Secundaria a través de la recolección de datos orales mediante protocolos verbales. La investigación parte de la premisa de que los protocolos verbales presentan una visión general de los procesos cognitivos desarrollados a lo largo de la lectura del autorrelato en voz alta (Afflerbach; Pressley, 1995). Para alcanzar dicho objetivo, la investigación, de carácter cualitativo, se basó en el análisis sistemático de trabajos ya publicados, combinado con la investigación de campo con recolección de datos orales a través de protocolos verbales. A lo que concierne a la fundamentación teórica, esta investigación se alinea con el concepto de argumentación interaccional, definido por Grácio (2010; 2013a; 2016) como una disciplina crítica de lectura e interacción entre las perspectivas inherentes a la discursividad y cuya divergencia los argumentadores tematizan en torno a un tema en cuestión. Además, el proceso de comprensión lectora se entiende desde la perspectiva de Marcuschi (1985; 2008; 2011), la cual presupone su vinculación directa con el acto de inferir. Las contribuciones de Afflerbach y Pressley (1995) y Souza y Rodrigues (2008) respaldaron el uso de protocolos verbales en esta investigación sobre comprensión lectora, que resultaron eficaces en la recopilación de datos al buscar detalles del procesamiento de la comprensión lectora. Los resultados indican que la mayoría de los participantes carecen de las habilidades necesarias para comprender textos argumentativos, ya que no pudieron identificar el tema en cuestión ni los puntos de vista conflictivos presentes en el texto. También se notó que la falta de conocimiento del instrumento (texto argumentativo) haya influido en el resultado, ya que solo uno de los participantes logró demostrar un nivel satisfactorio de comprensión. Se concluye que la enseñanza de la lectura argumentativa es necesaria en esta etapa educativa, al comprender que su entendimiento requiere el ejercicio del pensamiento crítico y analítico, lo que posibilita la formación de estudiantes autónomos y de ciudadanos conscientes y socialmente participativos.
Keywords: Leitura argumentativa
Compreensão leitora
Protocolos verbais
Argumentative reading
Reading comprehension
Verbal protocols
Lectura argumentativa
Comprensión lectora
Protocolos verbales
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação em Letras
Citation: JESUS, Taiana Menezes de. Protocolos verbais para análise da compreensão leitora em práticas de leitura argumentativa no ensino fundamental (anos finais). 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23630
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAIANA_MENEZES_JESUS.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.