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Document Type: Monografia
Title: Desigualdades educacionais no ENEM 2023 : uma análise multivariada da associação entre sexo, cor/raça, tipo de escola e desempenho em Sergipe
Authors: Silva, Marcelo Tarso de Andrade da
Issue Date: 8-Oct-2025
Advisor: Santos, Eucymara Franca Nunes
Resumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga as desigualdades educacionais entre os participantes do ENEM 2023 em Sergipe, considerando sexo, cor/raça, tipo de escola e desempenho. Foram utilizados os microdados do INEP, compreendendo mais de 65 mil registros. Contudo, um desafio metodológico central foi a alta incidência de dados faltantes em variáveis essenciais, como o tipo de escola, exigindo a aplicação de imputação de dados (algoritmo MissForest) para viabilizar a análise. Ciente de que os valores imputados são estimativas, a interpretação dos resultados requer cautela. A metodologia subsequente incluiu análise descritiva, ANOVA, Teste de Tukey HSD, Teste Qui-Quadrado e Análise de Correspondência Múltipla (ACM). Os resultados revelaram disparidades significativas de desempenho entre os grupos raciais, com estudantes brancos, em geral, apresentando médias mais elevadas em todas as áreas avaliadas. Diferenças de desempenho também foram observadas entre os sexos, com homens se sobressaindo em Matemática e Ciências da Natureza, enquanto mulheres obtiveram melhores notas em Redação. Quanto ao tipo de escola, os estudantes de instituições privadas superaram os da rede pública em todas as áreas do conhecimento. A análise multivariada evidenciou que estudantes brancos e do sexo masculino estão mais associados ao ensino privado, enquanto estudantes pretos, pardos, indígenas e do sexo feminino concentram-se no ensino público. Tais achados, analisados à luz das limitações da base de dados, destacam a persistência de desigualdades estruturais no sistema educacional sergipano e indicam a urgência de políticas públicas que promovam maior equidade.
Abstract: This undergraduate thesis investigates educational inequalities among the participants of the 2023 National High School Exam (ENEM) in the state of Sergipe, considering the variables of gender, race/color, type of school, and test performance. The microdata from INEP, comprising over 65,000 records, were used. However, a central methodological challenge was the high incidence of missing data in essential variables, such as school type, which required the application of data imputation (using the MissForest algorithm) to enable the analysis. Aware that imputed values are estimates, the interpretation of the results requires caution. The subsequent methodology included descriptive analysis, ANOVA, Tukey's HSD Test, ChiSquare Test, and Multiple Correspondence Analysis (MCA). The results revealed significant performance disparities among racial groups, with white students generally showing higher average scores in all evaluated areas. Performance differences were also observed between genders, with males outperforming in Mathematics and Natural Sciences, while females achieved better scores in the Essay. Regarding the type of school, students from private institutions outperformed those from the public system in all knowledge areas. The multivariate analysis showed that white and male students are more associated with private education, whereas black, brown, indigenous, and female students are concentrated in public education. These findings, analyzed in light of the database limitations, highlight the persistence of structural inequalities in the educational system of Sergipe and indicate the urgency for public policies that promote greater equity.
Keywords: Estatística
Ensino superior (UFS)
Desigualdade educacional
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Análise de Correspondência Múltipla (ACM)
Imputação de dados
Equidad
Educational inequality
National High School Exam (ENEM)
Data imputation
Multiple Correspondence Analysis
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE MULTIVARIADA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DECAT - Departamento de Estatística e Ciências Atuariais – Estatística – São Cristóvão - Presencial
Citation: Silva, Marcelo Tarso de Andrade da. Desigualdades educacionais no ENEM 2023 : uma análise multivariada da associação entre sexo, cor/raça, tipo de escola e desempenho em Sergipe. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Estatística) – Departamento de Estatística e Ciências Atuariais, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23725
Appears in Collections:Estatística e Ciências Atuariais

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