Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23746
Tipo de Documento: Monografia
Título : Uma escuta bixa : especulação teórica à partir da via negativa para o corpo-voz
Autor : Galvão, Igor Ferreira de Carvalho
Fecha de publicación : 6-sep-2025
Director(a): Baltazar, Márcia Cristina
Resumen: O conhecimento de si é um assunto bastante estudado pelo teatro na preparação de atores. Grotowski, um dos teóricos mais notáveis desde o século XX, buscou a via negativa como um elo entre a racionalidade e os impulsos instintivos-criativos do corpo, os quais ainda estão presentes no fazer teatral de forma direta ou adaptada em práticas contemporâneas. Esse conhecimento proporciona ao ator a consciência sobre seus limites corporais, vocais, emocionais e psicológicos. De forma que o ator também se desafie a superar seus limites artisticamente, que haja um novo acordar para o desconhecido que pode estar ao seu alcance. Em meu primeiro contato com a pesquisa em teatro, em 2017, em um projeto de iniciação científica, estudei sobre a Técnica Klauss Vianna para a docência. Nesse trabalho, sistematizei as noções lúdicas de seu trabalho em uma aplicação para atores iniciantes. Já em 2019, depois de experiências teatrais à parte da universidade, eu fiz parte de um novo projeto de pesquisa, dessa vez meu foco de estudo foi na autora Kristin Linklater, porque seu livro Freeing the natural voice: Imagery and art in the practice of voice and language, elucidou perguntas que eu me fazia sobre como unir o movimento e a voz as emoções, perguntas do tipo: por que a cena e a prática não estão funcionando em comunicar as emoções que desejamos? Nesse trabalho, guiei um laboratório cênico e pus em prática os exercícios propostos no livro. Meu contato com Grotowski aconteceu também em 2019, em uma disciplina chamada Pesquisa em Artes Cênicas através de um artigo chamado “O Performer” de Grotowski escrito por Luciano Matricardi. Ter lido esse artigo me despertou para a busca de uma competência artística que acontece por meio do contato com si mesmo, de um estudo que não está focado no resultado e, sim, em desbravar o orgânico.
Palabras clave : Teatro
Ensino superior (UFS)
Especulação teórica
Corpo-voz
Experiências teatrais
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DTE - Departamento de Teatro – São Cristóvão - Presencial
Citación : Galvão, Igor Ferreira de Carvalho. Uma escuta bixa : especulação teórica à partir da via negativa para o corpo-voz. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Teatro) – Departamento de Teatro, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23746
Aparece en las colecciones: Teatro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Igor_Ferreira_Carvalho_Galvao.pdf667,91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.