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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23749| Tipo de Documento: | Monografia |
| Título : | “Mãe guerra” : um processo épico e dialético de escrita e criação dramatúrgica |
| Autor : | Santos, Letícia Franco |
| Fecha de publicación : | 30-sep-2025 |
| Director(a): | Santana, Christine Arndt de |
| Resumen: | Este presente trabalho é um memorial que relata o processo de criação da dramaturgia Mãe Guerra com inspiração livre das peças Black Brecht: E Se Brecht Fosse Negro? de Dione Carlos e Mãe Coragem e Seus Filhos de Bertolt Brecht. Os primeiros passos da criação foram desenvolvidos através do programa PIBIC 23/24 com a pesquisa “Black Brecht”: Teatro Épico, Dramaturgia e Contemporaneidade, com apoio financeiro da COPES no curso de Teatro- Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe. Este memorial propõe desenvolver sobre o processo de escrita, sendo fundamentada a partir do teatro de Brecht, bem como analisar os personagens e as relações sociais que geram os conflitos sociais, questionando a existência das personagens Mãe Peixeira e Mãe Coragem na contemporaneidade. Neste sentido, é importante realçar a dramaturgia nos tempos atuais e, como objetivo final, destacar a criação teatral como um ponto essencial na formação do(a) professor(a)-artista de teatro. A metodologia traçada neste memorial é, primeiramente, bibliográfica, com uma leitura de perspectiva interpretativa-hermenêutica e no seu segundo momento, a prática da construção da dramaturgia, à qual inicia com recortes e colagem dos textos lidos para se chegar na ideia central e a finalização do processo, com escrita literária e teatral. O resultado da prática de escrita responde como as abordagens e procedimentos do Teatro Épico e Dialético se colocam importantes no cenário teatral contemporâneo. Portanto, quando as personagens Mães trazem suas realidades dos seus tempos históricos e espaços geográficos, sofrendo com a perda de seus filhos pela violência das forças armadas, é permitido suas existências juntas, sendo possível exercitar o olhar para realidade dos problemas e opressões do mundo atual. Dessa forma, foi possível compreender, refletir e questionar as estruturas sociais visando à transformação da realidade. Neste sentido, a criação dramatúrgica e teatral proporciona um maior desenvolvimento profissional, de artista e professor(a), explorando as sensibilidades, expressão e comunicação, entendendo que todo esse desenvolvimento pode possibilitar a aplicação de uma educação mais crítica, engajada e estética. |
| Resumen : | This present work is a memorial that report the Mother War dramaturgy creation process with free inspiration from the plays Black Brecht: What If Brecht Were Black? by Dione Carlos and Mother Courage and her Children by Bertolt Brecht. The first creation steps were developed through the PIBIC 23/24 program with the research “Black Brecht”: Epic theater, Dramaturgy and Contemporaneity”, with financial support from COPES in the Theatre Teaching Degree at the Federal University of Sergipe. This memorial proposes to develop the writing process, grounded in Brecht’s theatre, as well as to analyze the characters and the social relations that give rise to society’s problems, questioning the existence of the characters Mother Fishmonger and Mother Courage in contemporary times, and also emphasizes the importance of dramaturgy in the present day, and as ultimate aim is to highlight theatrical creation as an essential point in the training of the theatre teacher-artist. The methodology outlined in this memorial is, firstly, bibliographic, as an interpretative-hermeneutic reading, and in its second stage, it involves the practice of constructing dramaturgy, beginning with excerpts and collage of the texts studied to reach the central idea and the conclusion of the process with literary and theatrical writing. The result of the practice of writing demonstrates how the approaches and procedures of Epic and Dialectical Theatre remain significant in the contemporary theatrical scene. Therefore, when the Mother characters bring forth the realities of their historical times and geographical spaces, suffering the loss of their children to the violence of armed forces, their coexistence is made possible, allowing the exercise of a critical gaze upon the problems and oppressions of today’s world. In this way, it was possible to understand, reflect upon, and question social structures with a view to transforming reality. In this sense, dramaturgical and theatrical creation enhances a professional development both in the artistic and pedagogical spheres, exploring sensibilities, expression, and communication, while acknowledging that such development may contribute to the implementation of a more critical, engaged, and aesthetically oriented education. |
| Palabras clave : | Teatro Ensino superior (UFS) Dramaturgia Processo de criação Teatro épico Dramaturgy Creation process Epic theater Dialectical theater |
| Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA |
| Idioma : | por |
| Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Departamento: | DTE - Departamento de Teatro – São Cristóvão - Presencial |
| Citación : | Santos, Letícia Franco. “Mãe guerra” : um processo épico e dialético de escrita e criação dramatúrgica. São Cristóvão, 2025. Monografia (licenciatura em Teatro) – Departamento de Teatro, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
| URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23749 |
| Aparece en las colecciones: | Teatro |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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