Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23781
Tipo de Documento: Monografia
Título : Cupins sob alarme : grupos de Nasutitermes corniger apresentam variações na personalidade e aprendizado?
Autor : Alves, Débora Menezes
Fecha de publicación : 15-sep-2025
Director(a): Araújo, Ana Paula Albano
Resumen: Animais de uma mesma espécie demonstram personalidade e capacidade de aprendizado que podem determinar como reagem e exploram o ambiente. Em insetos sociais, diferenças consistentes no comportamento de indivíduos podem refletir em variação entre colônias inteiras, afetando tarefas coletivas como defesa, forrageamento e cuidado da prole. No entanto, poucos estudos têm analisado a ocorrência de personalidade e aprendizado em cupins, grupo de grande relevância econômica e ecológica. Neste estudo, avaliamos se indivíduos de diferentes colônias respondem pontualmente a um sinal de alarme (sem a presença de risco iminente) e como os grupos reagem à informação destes indivíduos. Posteriormente, analisamos se os grupos de diferentes colônias apresentam personalidade e se aprenderiam que o sinal não indicaria risco, alterando sua resposta ao longo do tempo. Os bioensaios foram realizados em laboratório utilizando sinal de alarme intracolonial e as respostas comportamentais foram analisadas após o primeiro contato com o sinal e ao longo do tempo, utilizando software Ethoflow. Os dados foram analisados através de modelos lineares generalizados e mistos, no software R. Os resultados mostraram que os indivíduos em contato com o sinal de alarme aumentaram a velocidade (cm/s) e o número de movimentos rápidos quando comparado a indivíduos do tratamento controle (solvente hexano). Após o primeiro contato com o indivíduo que recebeu o sinal de alarme, os grupos de cupins apresentaram reduções significativas na distância (cm) percorrida, na velocidade de caminhamento (cm/s), no número de movimentos rápidos e um aumento significativo no número de antenações realizadas nas placas, quando comparado aos comportamentos executados antes do contato. As colônias mostraram personalidade com distinta variação no padrão de atividade, sendo as colônias de Col 1-Col 3 mais ativas e as colônias Col 4-Col 6 menos ativas. Ao longo dos dias, os grupos não alteraram a distância percorrida e a velocidade de caminhamento após o contato com o indivíduo informante, demonstrando ausência de aprendizado. Os resultados deste estudo demonstram que colônias de N. corniger exibem respostas comportamentais consistentes e diferenciadas frente a estímulos de alarme. Isso reforça a importância de considerar a variação comportamental intraespecífica como um fator ecológico relevante, com implicações diretas na dinâmica social, adaptabilidade e sucesso das colônias em ambientes naturais.
Palabras clave : Ecologia
Ensino superior (UFS)
Cupim (Colônias)
Comportamento coletivo (Insetos)
Personalidade animal
Sinal de alarme
Pragas (Controle)
Área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DECO - Departamento de Ecologia – São Cristóvão - Presencial
Citación : Alves, Débora Menezes. Cupins sob alarme : grupos de Nasutitermes corniger apresentam variações na personalidade e aprendizado? São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Ecologia) – Departamento de Ecologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23781
Aparece en las colecciones: Ecologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Debora_Menezes_Alves.pdf789,81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.