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Document Type: Monografia
Title: Relações étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira : o processo de formação em Serviço Social no ensino superior federal brasileiro
Authors: Jesus, Nayara Kelle Nascimento de
Issue Date: 22-Sep-2025
Advisor: Santos, Silmere Alves
Resumo : A presente pesquisa busca conhecer a operacionalização da questão étnico-racial na formação em Serviço Social. Assim, tem como objetivo geral: analisar como se dá a operacionalização, nos currículos de formação em Serviço Social brasileiro, da Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, nos fundamentos teóricos, planos de ensino, perfil estudantil e grupos de pesquisa. Enquanto objetivos específicos apresenta 1) Analisar, a partir da perspectiva do Movimento Negro brasileiro, a importância do acesso ao ensino superior de qualidade e a luta pela política de ações afirmativa na educação em seus avanços e desafios; 2) Conhecer a operacionalização do conteúdo relacionado à questão étnico-racial na formação de assistentes sociais, a partir de projetos políticos pedagógicos de cursos de universidades federais brasileiras, por região, forma de oferta, carga horária dispensada, referencial teórico utilizado; 3) Mapear os fundamentos teórico-metodológicos da produção científica sobre o serviço social e a questão étnico-racial, no periódico Temporalis da ABEPSS, bem como as características dos seus Grupos Temáticos de Pesquisa, num marco temporal de 2012-2025. Esta pesquisa adota o método materialista histórico-dialético, pois compreende que a partir da totalidade é possível ultrapassar as aparências. Este trabalho é resultado de uma pesquisa exploratória com abordagem quanti/qualitativa e utilizou como técnica de coleta de dados o levantamento de pesquisa bibliográfica em artigos, teses e dissertações sobre o movimento negro, a educação e a política de ações afirmativas e a pesquisa documental, que se concentrou nos PPCs/PPPs das Universidades Federais do Brasil, nas Diretrizes Curriculares Nacionais e gerais da ABEPSS, nas legislações e resoluções que institui a educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Enquanto resultados gerais foi possível evidenciar que o Movimento Negro foi o maior articulador e responsável pelas reivindicações a respeito dos direitos da comunidade negra. Foi apontado ainda que a efetivação da Política de Ações Afirmativas é uma luta histórica e teve um processo lento, mas que caminhou para uma direção importante, a possibilidades de reparação. Já nas análises do GTP, mostra que existe a inserção do debate em suas ênfases, porém, dá uma evidência maior a questão de gênero. Percebeu-se ainda, que na produção científica do Serviço Social, publicada no periódico Temporalis, os fundamentos teóricos utilizados seguem majoritariamente uma abordagem marxiana, justificando assim que tudo se explica através da classe. A análise direcionada às Universidades resultou que 35 delas oferecem o curso de Serviço Social, enquanto 26 ofertam disciplinas que direcionam o conteúdo ao que é estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Resolução n°1 de 2004, totalizando 34 disciplinas. Constata-se que a maior parte das disciplinas adotam a abordagem marxiana, como fundamentação teórica, no entanto, evidencia a existência de tensionamentos entre a abordagem marxiana e as abordagens interseccional, decolonial e consubstancial na tentativa de ampliar a compreensão para outras epistemologias na formação em Serviço Social no Brasil.
Abstract: This research seeks to understand the operationalization of the ethnic-racial issue in social work training. Thus, its general objective is to analyze how the Education of Ethnic-Racial Relations and the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture are operationalized in Brazilian social work training curricula, based on theoretical foundations, teaching plans, student profiles, and research groups. The specific objectives are: 1) To analyze, from the perspective of the Brazilian Black Movement, the importance of access to quality higher education and the struggle for affirmative action policies in education, both in their advances and in their challenges; 2) To understand the operationalization of content related to the ethnic-racial issue in social worker training, based on political-pedagogical projects of Brazilian federal university programs, by region, format of delivery, workload, and theoretical framework used; 3) To map the theoretical and methodological foundations of scientific production on social work and the ethnic-racial issue in the ABEPSS journal Temporalis, as well as the characteristics of its Thematic Research Groups, within a timeframe of 2012-2025. This research adopts the historical-dialectical materialist method, understanding that from the totality, it is possible to transcend appearances. This work is the result of exploratory research with a quantitative/qualitative approach and used as data collection techniques a survey of bibliographic research in articles, theses, and dissertations on the Black movement, education, and affirmative action policy. It also used documentary research, focusing on the PPCs/PPPs of Brazilian Federal Universities, the ABEPSS National and general Curricular Guidelines, the legislation and resolutions that establish the education of ethnic-racial relations, and the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture. Overall, the results demonstrated that the Black Movement was the main articulator and responsible for demands for the rights of the Black community. It was also pointed out that the implementation of the Affirmative Action Policy is a historic struggle and has been a slow process, but it has moved in an important direction: the possibility of reparations. The GTP analysis, however, shows that the debate is embedded in its emphasis, but it gives greater prominence to the issue of gender. It was also noted that in the scientific production of Social Work, published in the journal Temporalis, the theoretical foundations used largely follow a Marxist approach, thus justifying the idea that everything is explained through class. The analysis focused on universities revealed that 35 of them offer the Social Work program, while 26 offer courses that direct the content to what is established in the National Curricular Guidelines and Resolution No. 1 of 2004, totaling 34 courses. It is noted that most disciplines adopt the Marxian approach as a theoretical foundation; however, it highlights the existence of tensions between the Marxian approach and the intersectional, decolonial and consubstantial approaches in an attempt to broaden understanding to other epistemologies in Social Work training in Brazil.
Keywords: Serviço social
Ensino superior (UFS)
Questão étnico-racial
Movimento Negro
Ação afirmativa
Formação profissional
Cultura Afro-Brasileira
Ethnic-racial issues
Black movement
Affirmative action
Social work education
Theoretical foundations
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DSS - Departamento de Serviço Social – São Cristóvão - Presencial
Citation: Jesus, Nayara Kelle Nascimento de. Relações étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira : o processo de formação em Serviço Social no ensino superior federal brasileiro. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23785
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