Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23870| Document Type: | Tese |
| Title: | Grupo Escolar Rural José Rollemberg Leite (1953-1974): uma escola rurbana |
| Authors: | Andrade, Andreza Cristina da Silva |
| Issue Date: | 31-Jul-2025 |
| Advisor: | Conceição, Joaquim Tavares da |
| Resumo : | Entre as décadas de 1950 e 1970, o Brasil vivenciou um movimento de expansão do ensino primário rural, impulsionado por campanhas federais, enquanto, simultaneamente, cidades como Aracaju passavam por um intenso processo de crescimento de sua malha urbana. É nesse duplo e contraditório contexto que se investiga nesta tese a formação histórica do Grupo Escolar Rural José Rollemberg Leite (GERJRL), fundado em 1953, buscando compreender como essa instituição, criada sob a égide do ruralismo pedagógico, teve sua trajetória e identidade moldadas pela relação com seu entorno e pela progressiva absorção pela cidade. Para tanto, a pesquisa articulou a análise documental e a História Oral (Alberti, 2005; 2012; Thompson, 1998), fundamentando-se no aporte teórico-conceitual da História Cultural, a partir das proposições de Roger Chartier (1988; 1991) e da sociologia de Pierre Bourdieu (1964; 1989; 2007). A partir dessa abordagem, a investigação evidenciou que o alunado era majoritariamente composto por crianças negras e de famílias de baixa renda, com altos índices de reprovação e evasão escolar. A principal conclusão aponta que, embora fundado com recursos e diretrizes para a educação rural, o GERJRL não se constituiu enquanto um grupo escolar tipicamente rural, o que representa um paradoxo entre a política educacional que o criou e as práticas e transformações socioculturais impostas por seu lugar na fronteira da expansão urbana. |
| Abstract: | Between the 1950s and 1970s, Brazil witnessed a movement to expand rural primary education, through federal campaigns, while, simultaneously, cities such as Aracaju underwent rapid urban growth. It is in this dual and contradictory context that this thesis investigates the historical formation of the José Rollemberg Leite Rural School Group (Grupo Escolar Rural José Rollemberg Leite - GERJRL), established in 1953, seeking to understand how this institution, created under the aegis of pedagogical ruralism, had its trajectory and identity shaped by the relationship with its surroundings and progressive absorption by the city. To this end, the research combined documentary analysis and Oral History (Alberti, 2005; 2012; Thompson, 1998), according to the theoretical and conceptual framework of Cultural History, based on the propositions of Roger Chartier (1988; 1991), and the sociology of Pierre Bourdieu (1964; 1989; 2007). Reflecting this approach, the investigation showed that the students were mostly black and from low-income families, with high rates of grade failure and school dropout. The main conclusion indicates that, although founded with resources and guidelines for rural education, GERJRL did not constitute itself as a typically rural school group, which represents a paradox between the educational policy that created it and the practices and sociocultural transformations imposed by its location on the frontier of urban expansion. |
| Keywords: | Educação História de Sergipe Ensino primário Aracaju (SE) Educação rural Ensino de primeiro grau Política educacional Escolas rurais Crescimento urbano Acordos internacionais História da educação Grupos escolares Cultura escolar International agreements History of education Primary education Rural education School groups School culture |
| Subject CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Program Affiliation: | Pós-Graduação em Educação |
| Citation: | ANDRADE, Andreza Cristina da Silva. Grupo Escolar Rural José Rollemberg Leite (1953-1974): uma escola rurbana. 2025. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2025. |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23870 |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ANDREZA_CRISTINA_SILVA_ANDRADE.pdf | 3,54 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
