Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23877| Document Type: | Monografia |
| Title: | Um estudo sobre os resultados acadêmicos dos alunos da UFS beneficiados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) nos anos de 2010, 2015 e 2017 |
| Authors: | Lopes, Gláucia Araújo Santos |
| Issue Date: | 29-Oct-2025 |
| Advisor: | Oliveira, Kleber Fernandes de |
| Co-advisor: | Sera, Eduardo Keidin |
| Resumo : | Este trabalho tem por objetivo analisar evidências de que o desempenho acadêmico dos alunos beneficiados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil(PNAES) na Universidade Federal de Sergipe é superior aos alunos que não participam destes programas. Durante a pesquisa constatou-se que os alunos que recebem assistência dos programas governamentais tiveram desempenhos superiores na Média de Conclusão (MC), Média Geral Ponderada (MGP), Índice de Eficiência em Carga Horária (IECH) e no Índice de Eficiência em Períodos Letivos (IEPL) quando comparados aos alunos que não estão contemplados nos programas. A Análise descritiva foi o método estatístico utilizado na elaboração do panorama das Coortes dos ingressantes de 2010, 2015 e 2017, e na investigação das possíveis causas da evasão dos alunos da UFS, assim como no traçamento do perfil do discente assistido pelo programa. O modelo de Regressão foi o processo metodológico aplicado para comparar o desempenho dos alunos beneficiados do PNAES com os demais discentes não assistidos. |
| Abstract: | This work aims to analyze evidence that the academic performance of students benefited by the National Student Assistance Program (PNAES) at the Federal University of Sergipe is superior to students who do not participate in these programs. During the research, it was found that students who receive assistance from government programs had superior performances in the Average Conclusion (MC), General Weighted Average (MGP), Efficiency Index in Hours Load (IECH) and in the Efficiency Index in Teaching Periods (IEPL) when compared to students who are not included in the programs. Descriptive analysis was the statistical method used in the elaboration of the panorama of the Cohorts of freshmen in 2010, 2015 and 2017, and in the investigation of the possible causes of the dropout of UFS students, as well as in the profiling of the student assisted by the program. The regression model was the methodological process applied to compare the performance of students benefiting from the PNAES with other non-assisted students. |
| Keywords: | Ciências atuariais Ensino superior (UFS) Indicadores da educação superior Desempenho acadêmico Modelo de regressão Políticas educacionais Higher education indicators Academic achievement Regression model Public policy evaluation Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) Média Geral Ponderada (MGP) Universidade Federal de Sergipe (UFS) Evasão escolar (UFS) |
| Subject CNPQ: | OUTROS::CIENCIAS ATUARIAIS |
| Language: | por |
| Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Department: | DECAT - Departamento de Estatística e Ciências Atuariais – Ciências Atuariais – São Cristóvão – Presencial |
| Citation: | Gláucia Araújo Santos, Lopes. Um estudo sobre os resultados acadêmicos dos alunos da UFS beneficiados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) nos anos de 2010, 2015 e 2017. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação em Ciências Atuariais) – Departamento de Estatística e Ciências Atuariais, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025 |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23877 |
| Appears in Collections: | Estatística e Ciências Atuariais |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Glaucia_Araujo_Santos_Lopes.pdf | 894,01 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
