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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23911| Tipo de Documento: | Dissertação |
| Título : | Programa de telementoria ECHO: uma comunidade de prática para capacitação de profissionais que assistem pessoas com diabetes mellitus no Brasil |
| Autor : | Souza, Isla Evellen Santos |
| Fecha de publicación : | 29-ene-2024 |
| Director(a): | Otero, Liudmila Miyar |
| Co-Director(a): | Silva, Glebson Moura |
| Resumen: | Introdução: O Diabetes mellitus é um agravo com características pândemicas que acarreta na baixa oferta de especialistas, tornado-se uma preocupação crescente para profissionais e gestores que trabalham com saúde pública. Frente a essa situação, alternativas para a capacitação profissional são adotadas em todo mundo, a exemplo do Projeto ECHO, um modelo educacional que leva ao desenvolvimento de comunidades de práticas, cujo objetivo é otimizar a resolutividade em nível primário. Objetivo: Construir um programa de telementoria ECHO® para a capacitação de profissionais que assistem pessoas com diabetes mellitus no Brasil. Método: Na primeira etapa da pesquisa foi realizada uma revisão de escopo, segundo as recomendações do Joanna Briggs Institute e do Checklist PRISMA-ScR. As buscas foram realizadas nas bases de dados Cochrane Library, Embase, Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed/MEDLINE, Scopus e Web of Science, através de estratégias compostas pelos descritores “Diabetes mellitus”, "Diabete Melito”, “Diabetes”, "Diabetes Melito", “model ECHO", "Project ECHO" e "Extension for Community Healthcare Outcomes”. A seleção dos estudos contou com dois revisores trabalhando de forma independente através do software de gestão Rayyan-Intelligent Systematic Review. Na segunda etapa da pesquisa, a construção do programa levou em consideração os 11 passos preconizados pelo Modelo ECHO® para o desenvolvimento de um novo programa, sendo eles: conhecer o Projeto ECHO; tornar-se um parceiro ECHO; capacitação para o lançamento; definir e capacitar os recursos humanos para o programa; realizar testes das plataformas ZOOM e iECHO; definir programa e perfil dos participantes; desenvolver o currículo de conteúdos; desenvolver a identidade visual e materiais de apoio; definir e convidar os especialistas; convidar os participantes; e convidar os apresentadores de casos. Resultados: No que concerne a revisão de escopo, dos 151 trabalhos identificados, dez foram selecionados. Todos foram publicados em inglês, entre os anos de 2012 e 2022. As evidências apontaram que com a introdução do Modelo ECHO® houve melhorias no conhecimento e na autoconfiança dos profissionais, além de diminuição da hemoglobina glicada, redução de hospitalizações e de gastos com internações das pessoas com diabetes. Por sua vez, no que tange o desenvolvimento do Programa ECHO UFS Diabetes Mellitus, fez-se necessário a construção de diversos materiais de apoio, cujo objetivo era auxiliar na fase de pré-lançamento, levando em consideração os passos preconizados pelo modelo, bem como na implementação e seguimento do programa. Foram desenvolvidos materiais de divulgação, fichas organizacionais, de apresentação de casos e de avaliação, bem como os materiais para um treinamento para capacitação de novos membros. Considerações finais: A presente revisão de escopo demonstrou que o Modelo ECHO® apresenta um impacto positivo no acompanhamento de pessoas com DM, principalmente em comunidades de maior vulnerabilidade, onde a presença de ações pautadas em evidências científicas é essencial para o rastreamento, diagnóstico precoce e monitoramento do agravo. Por sua vez, o desenvolvimento do Programa ECHO UFS Diabetes Mellitus mostrou-se eficiente, uma vez que seguiu todas as etapas preconizadas para a fase de pré-lançamento de um programa ECHO. |
| Resumen : | Introduction: Diabetes Mellitus is a disease with pandemic characteristics that leads to a low supply of specialists, becoming a growing concern for professionals and managers who work in public health. Faced with this situation, alternatives for professional training are adopted around the world, such as the ECHO Project, an educational model that leads to the development of communities of practice, whose objective is to optimize resolution at the primary level. Objective: Build an ECHO® telementoring program to train professionals who assist people with diabetes mellitus in Brazil. Method: In the first stage of the research, a scoping review was carried out, according to the recommendations of the Joanna Briggs Institute and the PRISMA-ScR Checklist. The searches were carried out in the Cochrane Library, Embase, Virtual Health Library, PubMed/MEDLINE, Scopus and Web of Science databases, using strategies composed of the descriptors “Diabetes mellitus”, “Diabete Melito”, “Diabetes”, “Diabetes Melito", “model ECHO", "Project ECHO" and "Extension for Community Healthcare Outcomes”. The selection of studies included two reviewers working independently using the Rayyan-Intelligent Systematic Review management software. In the second stage of the research, The construction of the program took into account the 11 steps recommended by the ECHO® Model for the development of a new program, namely: getting to know the ECHO Project; becoming an ECHO partner; training for launch; defining and training human resources to the program; carry out tests of the ZOOM and iECHO platforms; define the program and profile of participants; develop the content curriculum; develop the visual identity and support materials; define and invite experts; invite participants; and invite case presenters. Results: Regarding the scope review, of the 151 works identified, ten were selected. All were published in English, between 2012 and 2022. The evidence showed that with the introduction of the ECHO® Model there were improvements in professionals' knowledge and self-confidence, in addition to a reduction in glycated hemoglobin, a reduction in hospitalizations and hospitalization costs. of people with diabetes. In turn, regarding the development of the ECHO UFS Diabetes Mellitus Program, it was necessary to create various support materials, the aim of which was to assist in the pre-launch phase, taking into account the steps recommended by the model, as well as in the implementation and follow-up of the program. Publicity materials, organizational, case presentation and evaluation sheets were developed, as well as materials for training to qualify new members. Final considerations: This scoping review demonstrated that the ECHO® Model has a positive impact on monitoring people with DM, especially in more vulnerable communities, where the presence of actions based on scientific evidence is essential for screening, early diagnosis and monitoring the problem. In turn, the development of the ECHO UFS Diabetes Mellitus Program proved to be efficient, as it advanced all the steps recommended for the pre-launch phase of an ECHO program. |
| Palabras clave : | Enfermagem Diabetes mellitus Recursos humanos em saúde Capacitação profissional Human resources in health Professional training |
| Área CNPQ: | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
| Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
| Idioma : | por |
| Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Enfermagem |
| Citación : | SOUZA, Isla Evellen Santos. Programa de telementoria ECHO: uma comunidade de prática para capacitação de profissionais que assistem pessoas com diabetes mellitus no Brasil. 2024. 123 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
| URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23911 |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado em Enfermagem |
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