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Tipo de Documento: Dissertação
Título : Impacto de uma intervenção educativa na melhora do conhecimento de enfermeiros sobre a insuficiência cardíaca
Otros títulos : Impact of an educational intervention on improving nurses' knowledge about heart failure
Autor : Reis, Mayara Rafaela dos
Fecha de publicación : 4-jul-2024
Director(a): Santos, Eduesley Santana
Resumen: Introdução: o conhecimento adequado dos enfermeiros para fornecer orientações de autocuidado aos pacientes com insuficiência cardíaca (IC) pode influenciar significativamente na redução da readmissão e mortalidade. Objetivo: avaliar o impacto de uma intervenção educativa na melhora do conhecimento de enfermeiros sobre a IC. Método: foram incluídos no estudo 117 enfermeiros de cinco instituições de saúde que prestam assistência de enfermagem ao paciente cardiológico no Estado de Sergipe. A intervenção educativa consistiu na utilização de um vídeo educativo com duração de 8 minutos e 32 segundos, desenvolvido com base nas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O conhecimento dos enfermeiros foi avaliado pelo Questionário de Conhecimento de Enfermeiros sobre Insuficiência Cardíaca (Q-CENIC) validado no Brasil. Para análise dos dados antes e após a intervenção educativa, foram empregados testes de associação, incluindo teste Q de Cochran para comparações entre três ou mais momentos, a ANOVA de medidas repetidas com correção de Greenhouse-Geisser para análise de duas ou mais medidas pareadas e o teste de Tukey para múltiplas comparações, com um nível de significância estabelecido em p < 0,05. Resultados: observou-se uma melhora estatisticamente significante no conhecimento dos enfermeiros sobre IC após a intervenção educativa. Houve um aumento nas pontuações médias nos três momentos de avaliação, com aumento no pós-teste imediato (de 70,8% para 95,4%; p < 0,001) e uma retenção de 88,1% após 30 dias (p < 0,001). Infere-se um impacto uniforme da intervenção, independentemente da instituição de saúde. Essa consistência reforça a eficácia, destacando que os enfermeiros retiveram parte do conhecimento adquirido. Ao comparar o efeito da intervenção no pós-teste imediato com o pré-teste, observamos um grande efeito positivo e, após 30 dias, houve uma redução nos escores, refletida por um D de Cohen negativo, sugerindo uma possível perda de conhecimento ao longo do tempo. Conclusão: a intervenção educativa promoveu uma melhora significativa no conhecimento dos enfermeiros sobre IC, embora tenha havido uma redução na retenção de conhecimento após 30 dias. Esses resultados ressaltam a importância de estratégias contínuas para manter e reforçar o conhecimento adquirido.
Resumen : Introduction: Adequate knowledge among nurses to provide self-care guidance to patients with heart failure (HF) can significantly influence the reduction of readmission rates and mortality. Objective: To evaluate the impact of an educational intervention on improving nurses' knowledge of HF. Method: The study included 117 nurses from five healthcare institutions providing nursing care to cardiac patients in the state of Sergipe. The educational intervention involved the use of an 8-minute and 32-second educational video developed based on the guidelines of the Brazilian Society of Cardiology. Nurses' knowledge was assessed using the Brazilian-validated Heart Failure Nurses' Knowledge Questionnaire (QCENIC). For data analysis before and after the educational intervention, association tests were employed, including the Cochran Q test for comparisons among three or more time points, repeated measures ANOVA with Greenhouse-Geisser correction for analysis of two or more paired measures, and Tukey's test for multiple comparisons, with a significance level set at p < 0.05. Results: A statistically significant improvement in nurses' knowledge about HF was observed after the educational intervention. There was an increase in average scores across the three assessment points, with an increase in the immediate post-test (from 70.8% to 95.4%; p < 0.001) and retention of 88.1% after 30 days (p < 0.001). The intervention had a uniform impact regardless of the healthcare institution, reinforcing its effectiveness and indicating that nurses retained part of the acquired knowledge. Comparing the effect of the intervention in the immediate post-test with the pre-test, a large positive effect was observed, and after 30 days, there was a reduction in scores, reflected by a negative Cohen's D, suggesting a possible loss of knowledge over time. Conclusion: The educational intervention significantly improved nurses' knowledge about HF, although there was a reduction in knowledge retention after 30 days. These results highlight the importance of continuous strategies to maintain and reinforce the acquired knowledge.
Palabras clave : Enfermagem
Insuficiência cardíaca
Profissionais de enfermagem
Intervenção educativa
Insuficiência cardíaca
Conhecimento
Heart failure
Knowledge
Nursing
Educational intervention
Área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Enfermagem
Citación : REIS, Mayara Rafaela dos. Impacto de uma intervenção educativa na melhora do conhecimento de enfermeiros sobre a insuficiência cardíaca. 2024. 84 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) — Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23922
Aparece en las colecciones: Mestrado em Enfermagem

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