Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23931
Document Type: Monografia
Title: Pedagogias culturais em entrevista sobre a lenda do boto cor-de-rosa
Authors: Lima, Biancca Santos de
Issue Date: 26-Jun-2025
Advisor: Accorsi, Fernanda Amorim
Resumo : A pesquisa analisa o quadro de entrevista "Fazer o bem não importa a quem", do dia 28 de janeiro de 2024, da Rede Globo de Televisão, denominado de Domingão com o Huck com duas entrevistadas, Anne Cleyane e Zaya Guarani. Entende que a referida entrevista é uma Pedagogia Cultural porque reverbera saberes e poderes, fazendo com que os sujeitos aprendam sobre o tema. O problema de pesquisa que orienta o estudo é: de quais modos uma entrevista sobre uma lenda urbana pode servir como alerta sobre violência sexual? O objetivo geral do trabalho é problematizar a violência sexual e suas múltiplas formas de camuflagem. O trabalho é uma pesquisa documental, ancorada nos pressupostos dos Estudos Culturais e dos Modos de Endereçamento. Vimos que a violência sexual é uma das maiores expressões de opressão no contexto contemporâneo, e o papel da educação nesse enfrentamento é fundamental. As Pedagogias Culturais manifestadas na entrevista nos convida a enxergar os processos de ensino e aprendizagem como espaços de resistência, em que é possível transformar a realidade de abusos e desigualdades vivida por essas crianças e adolescentes.
Abstract: The research analyzes the interview segment "Doing good doesn't matter to whom", from January 28, 2024, on Rede Globo de Televisão, called Domingão com o Huck with two interviewees, Anne Cleyane and Zaya Guarani. It understands that the interview in question is a cultural pedagogy because it reverberates knowledge and powers, making the subjects learn about the subject. The research problem that guides the study is: in what ways can na interview about an urban legend serve as a warning about sexual violence? The general objective of the work is to problematize sexual violence and its multiple forms of camouflage. The work is a documentary research, anchored in the assumptions of Cultural Studies and Modes of Addressing. We saw that sexual violence is one of the greatest expressions of oppression in the contemporary context, and the role of education in confronting it is fundamental. The cultural pedagogy expressed in the interview invites us to see the teaching and learning processes as spaces of resistance, in which it is possible to transform the reality of abuse and inequality experienced by these children and adolescents.
Keywords: Boto-cor-de-rosa
Patriarcado
Machismo
Educação sexual
Meninas ribeirinhas
Crime sexual
Lendas urbans
Pink dolphin
Patriarchy
Sexual education
Riverside girls
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citation: LIMA, Biancca Santos de. Pedagogias culturais em entrevista sobre a lenda do boto cor-de-rosa. 2025. 35 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23931
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Biancca_Santos_Lima.pdf233,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.