Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23963| Tipo de Documento: | Monografia |
| Título : | Perfil epidemiológico das pessoas iletradas e letradas não funcionais atendidas na atenção primária à saúde do município de Lagarto |
| Autor : | Santos, Layla Karoline Lima dos |
| Fecha de publicación : | 28-mar-2025 |
| Director(a): | Dias, Sheila Schneiberg Valença |
| Resumen: | Introdução: Embora garantido no Capítulo III da Constituição Federal de 1988, em especial do Art. 205 ao 214, a qual estabelece como direito fundamental o acesso à educação básica a todos e dever do Estado a providência da mesma, e já no Art. 196 da Constituição Federal de 1988, o qual assegura a saúde como um direito de todos, são nítidas as falhas e refletidas no processo de iletramento e letramento não funcional, principalmente no âmbito da saúde, retirando a potencial autonomia da população em participar do processo saúde-doença. Objetivo: Descrever o perfil demográfico e a realidade socioeconômica de pessoas em situação de analfabetismo e analfabetismo funcional usuários da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Lagarto-SE. Metodologia: Estudo epidemiológico observacional descritivo com dados coletados nos anos de 2023-2024. Participaram do presente estudo adultos entre 18 e 65 anos. Não puderam participar da pesquisa os usuários com problemas de visão ou que não conseguiam ler no momento da pesquisa/ entrevista por algum motivo. As sete UBSs foram: Maroto, David, Leandro Maciel (posto do leite) Margarida do Espirito Santo, Josefa Romão, Alto da Boa Vista. O questionário sócio demográfico estruturado, foi criado pelos pesquisadores, com perguntas abertas e fechadas, por meio do qual registraram dados acerca dos aspectos de perfil sociodemográfico e as características clínicas. Esse questionário seguiu modelos do IBGE, ENCCEJA e INEP. O questionário que avalia o nível funcional do letramento foi elaborado tomando como referência o Manual de Avaliação e Monitoramento do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) composto por três atividades. Resultados: Foram obtidas 90 respostas válidas, nas quais foram analisadas características socioeconômicas dos participantes, como o sexo, idade, etnia, ocupação, e nível de escolaridade. Conclusão: Os resultados evidenciaram fatores socioeconômicos e singularidades que podem influenciar a problemática do analfabetismo e do analfabetismo funcioanal destacando a importância de ações voltadas para a promoçãoda autonomia da população na área da saúde. |
| Resumen : | Introduction: Although guaranteed in Chapter III of the 1988 Federal Constitution, especially in Art. 205 to 214, which establishes access to basic education for all as a fundamental right and the State's duty to provide it, and already in Art. 196 of the 1988 Federal Constitution, which ensures health as a right for all, the flaws are clear and reflected in the process of illiteracy and non-functional literacy, especially in the health area, taking away the population's potential autonomy to participate in the health-disease process. Objective: To describe the demographic profile and socioeconomic reality of people in a situation of illiteracy and functional illiteracy who use Primary Health Care (PHC) in the municipality of Lagarto-SE. Methodology: Descriptive observational epidemiological study with data collected in the years 2023-2024. Adults between 18 and 65 years old participated in this study. Users with vision problems or who were unable to read at the time of the survey/interview for some reason were not allowed to participate in the study. The UBSs were: Maroto, David, Leandro Maciel, Margarida do Espirito Santo, Josefa Romão, and Alto da Boa Vista. The structured sociodemographic questionnaire was created by the researchers, with open and closed questions, through which they recorded data on aspects of the sociodemographic profile and clinical characteristics. This questionnaire followed models from IBGE, ENCCEJA, and INEP. The questionnaire that assesses the functional level of literacy was developed using as reference the Manual of Assessment and Monitoring of the Brazil Literacy Program (PBA), consisting of three activities. Results: 90 valid responses were obtained, in which the socioeconomic characteristics of the participants were analyzed, such as sex, age, ethnicity, occupation, and level of education. Conclusion: The results showed socioeconomic factors and singularities that can influence the problem of illiteracy and functional illiteracy, highlighting the importance of actions aimed at promoting the autonomy of the population in the health area. |
| Palabras clave : | Alfabetização Literacy Autonomia Pessoal Personal Autonomy Saúde Pública Public Health Sistema Único de Saúde Unified Health System |
| Área CNPQ: | CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
| Idioma : | por |
| Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
| Departamento: | DFTL - Departamento de Fisioterapia Lagarto – Lagarto - Presencial |
| Citación : | SANTOS, Layla Karoline Lima dos. Perfil epidemiológico das pessoas iletradas e letradas não funcionais atendidas na atenção primária à saúde do município de Lagarto. 2025. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2025. |
| URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23963 |
| Aparece en las colecciones: | Fisioterapia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Layla_Karoline_Lima_Dos_Santos_TCC.pdf | 782,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
