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Tipo de Documento: Monografia
Título: Contribuições das teorias feministas para a formação profissional em Serviço Social no Brasil
Autor(es): Magno, Lui Duque
Data do documento: 11-Set-2025
Orientador: Santos, Silmere Alves
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é compreender como se dá a relação das teorias feministas com a formação profissional em nível de graduação no Serviço Social brasileiro. Para tanto desenvolveu os objetivos específicos de discorrer sobre a formação profissional do(o) assistente social no decorrer histórico, classificar a oferta de disciplinas de gênero nas grades curriculares dos cursos de graduação em Serviço Social nas universidades federais do Brasil e analisar as teorias feministas utilizadas nas ementas e em quais pontos elas se correlacionam com os princípios do Código de Ética e com o Projeto Ético Político do Serviço Social brasileiro, a fim de confirmar ou refutar as hipóteses de que a inserção do gênero na formação do assistente social é um movimento de resistência histórica e que os princípios da profissão estão em consonância com o que defendem as teorias feministas. A pesquisa de caráter exploratório e abordagem qualiquantitativa utilizou como base metodológica o materialismo históricodialético e as teorias feministas críticas para embasar procedimentos de pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica foi empregada para aprofundar o entendimento acerca de temas relevantes para este trabalho, como história da formação profissional e suas diretrizes curriculares, inserção do estudo de gênero na graduação de Serviço Social, teorias feministas e outros. Já a pesquisa documental debruçou-se no conteúdo dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de graduação em Serviço Social das universidades federais. Os dados coletados, qualitativos ou quantitativos, foram submetidos às etapas de análise de conteúdo de Bardin que incluem etapa de pré-análise, etapa de exploração do material, etapa de tratamento dos resultados obtidos e interpretação para codificação. Utilizou-se também o suporte tecnológico da nuvem de palavras, gerada por meio de um software gratuito, a fim de auxiliar a visualização gráfica das palavras que mais aparecem nos nomes das disciplinas. Um dos principais resultados da pesquisa foi a categorização da prevalência optativa e pluralista no panorama do oferecimento das disciplinas com o enfoque em gênero nos cursos de graduação em Serviço Social das universidades federais brasileiras. Além disso, foi possível elencar as vertentes feministas que compunham os programas como feminismo liberal, feminismo socialista, feminismo radical, feminismo pós-moderno/interseccional ou feminismo decolonial. Concluise que os feminismos se apresentam como uma importante ferramenta estratégica de resistência às investidas ultraconservadoras que o Projeto Ético-Político do Serviço Social vem enfrentando na atual conjuntura, embora seja este mesmo projeto que impulsiona o debate pluralista de gênero para a marginalidade dentro da formação em Serviço Social.
Abstract: El objetivo general de esta investigación es comprender la relación entre las teorías feministas y la formación profesional en Trabajo Social Brasileño a nivel de grado. Para ello, se desarrollan los objetivos específicos de discutir la formación profesional de los trabajadores sociales a lo largo de la historia, clasificar la oferta de cursos con perspectiva de género en los programas de grado de Trabajo Social de las universidades federales brasileñas y analizar las teorías feministas utilizadas en los programas de estudio y su correlación con los principios del Código de Ética y el Proyecto Ético-Político del Trabajo Social Brasileño. Este estudio busca confirmar o refutar las hipótesis de que la inclusión de la perspectiva de género en la formación en Trabajo Social constituye un movimiento histórico de resistencia y que los principios de la profesión se alinean con las teorías feministas. Esta investigación exploratoria, con un enfoque cualitativo y cuantitativo, utilizó el materialismo histórico-dialéctico y las teorías feministas críticas como base metodológica para fundamentar los procedimientos de investigación bibliográfica y documental. Se utilizó la investigación bibliográfica para profundizar en temas relevantes para este trabajo, como la historia de la formación profesional y sus directrices curriculares, la inclusión de estudios de género en los programas de pregrado de Trabajo Social, las teorías feministas, entre otros. La investigación documental se centró en el contenido de los Proyectos Políticos Pedagógicos de los programas de pregrado de Trabajo Social en universidades federales. Los datos recopilados, tanto cualitativos como cuantitativos, se sometieron al análisis de contenido de Bardin, que incluye el preanálisis, la exploración del material, el procesamiento de los resultados y la interpretación para la codificación. También se utilizó una nube de palabras generada por software libre para facilitar la visualización gráfica de las palabras que aparecen con mayor frecuencia en los títulos de los cursos. Uno de los principales resultados de la investigación fue la sistematización de la oferta de cursos con enfoque de género en los programas de pregrado en Trabajo Social de las universidades federales brasileñas, tanto optativos como pluralistas. Además, fue posible identificar las corrientes feministas que conforman los programas: feminismo liberal, feminismo socialista, feminismo radical, feminismo posmoderno/interseccional y feminismo decolonial. La conclusión es que los feminismos se presentan como una importante herramienta estratégica para resistir los ataques ultraconservadores que enfrenta el Proyecto Ético-Político del Trabajo Social en el contexto actual, aunque es este mismo proyecto el que margina el debate pluralista sobre género en la formación en Trabajo Social.
Palavras-chave: Serviço social
Ensino superior (UFS)
Gênero
Feminismo
Formação profissional
Género
Feministas
Trabajo social
Formación profesional
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DSS - Departamento de Serviço Social – São Cristóvão - Presencial
Citação: Magno, Lui Duque. Contribuições das teorias feministas para a formação profissional em Serviço Social no Brasil. São Cristóvão, 2025. Monografia (graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2025
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23966
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