Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23972
Tipo de Documento: Monografia
Título : A mulher pedagógica : ensaio sobre a visibilidade da sexualidade docente
Autor : Santos, Luana Feitosa
Fecha de publicación : 1-abr-2025
Director(a): Accorsi, Fernanda Amorim
Resumen: Esta pesquisa foi produzida em formato de ensaio, em que as percepções e histórias da pesquisadora se fundem com as teorias de gênero. O problema de pesquisa foi: Como a presença das professoras bissexuais na educação pode contribuir para (re)pensar o papel da mulher na sociedade? Para respondê-lo, foi criado o seguinte objetivo geral: problematizar o impacto da presença de professoras bissexuais na educação como forma de refletir sobre uma educação não heteronormativa. Metodologicamente, o estudo foi delineado de modo bibliográfico e resultou na reflexão que a sexualidade docente pode operar como pedagogia na escola, bem como verificou que o corpo da docente é político e pedagógico porque pela sua existência os pressupostos do patriarcado e do capitalismo podem ser questionados. As professoras bissexuais na educação podem asseverar a não heteronormatividade, contribuindo para um ensino mais inclusivo e crítico.
Resumen : This research was produced in an essay format, in which the researcher's perceptions and stories merge with gender theories. The research problem was: How can the presence of bisexual teachers in education contribute to (re)thinking the role of women in society? To answer it, the following general objective was created: to problematize the impact of the presence of bisexual teachers in education as a way of reflecting on a non-heteronormative education. Methodologically, the study was outlined in a bibliographic way and resulted in the reflection that teacher sexuality can operate as pedagogy in the school, as well as verified that the teaching staff is political and pedagogical because by its existence the assumptions of patriarchy and capitalism can be questioned. Bisexual teachers in education can assert non- heteronormativity, contributing to a more inclusive and critical teaching.
Palabras clave : Educação
Professoras bissexuais
Gênero
Sexualidade
Heteronormatividade
Educacion
Bisexual teachers
Gender
Sexuality
Heteronormativity
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DEDI - Departamento de Educação – Itabaiana - Presencial
Citación : SANTOS, Luana Feitosa. A mulher pedagógica: ensaio sobre a visibilidade da sexualidade docente. 2025. 38 f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2025.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/23972
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Luana_Feitosa_Santos.pdf331,65 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.